A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoverá, na sexta-feira (3), mais uma capacitação de voluntários. Eles vão atuar em ações de prevenção nas comunidades, ajudando em situações de emergência nas áreas de risco. O encontro acontece no auditório do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), a partir das 8h
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, afirma que a intenção é que a capacitação ocorra sempre às sextas-feiras, e reforça a importância na participação dos cidadãos. “Agora, principalmente, é a época mais importante para que as capacitações aconteçam. Até porque, a partir de março, começam as chuvas mais intensas, e para nós é essencial ter voluntários envolvidos no processo, pessoas que quando entendem o que é a prevenção, é fundamental”.
Inscrições on-line – A formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. “Além das capacitações, fazemos simulados de evacuação nas comunidades aos sábados e convidamos que eles participem neste dia também, para entender como cada ação de prevenção impacta no sucesso das evacuações. Todo o procedimento é feito como forma de prevenir, e quando eles participam com a gente, eles descobrem cada ponta do sistema, entendendo de que forma a ação impacta no dia a dia das localidades”, completou Fabiana Santana.
Os interessados em participar podem se inscrever através do link https:// docs. google. com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSf7n4xBRp3nOlp_q10Po76Vjys_WVvRSNOqUSEiJ5Tky6rs-g/ viewform.
Sobre o programa – O Programa de Voluntariado visa incentivar e inserir o cidadão nas atividades da Defesa Civil, para que ele compreenda a importância da atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão. O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres.
A iniciativa foi instituída através do Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
Mais de mil pessoas já foram formadas desde o início do programa. Em 2022, cerca de 443 voluntários receberam formação, dentre voluntários do site, conselheiros e lideranças comunitárias.
Fotos: Bruno Concha/Secom