A Casa Improviso Salvador é o mais novo espaço cultural na capital baiana, que abre suas portas no dia 16 de março, na Rua Agnelo de Brito, nº 36, na Federação. A abertura marca um momento de fortalecimento das atividades culturais na cidade, após um período de interrupção do trabalho de centenas de artistas devido à pandemia, promovendo a valorização da diversidade cultural.
O espaço será ocupado pela Companhia de Teatro Improviso Salvador, que se consolida como uma das poucas que se dedicam à investigação e prática da improvisação teatral no Nordeste e busca, há sete anos, oferecer ao espectador experiências para além do entretenimento.
A Casa iniciará suas atividades com cursos regulares, oficinas e workshops de curta duração de diversas áreas das artes cênicas, sempre voltadas para um olhar técnico sobre a linguagem improvisacional.
“Há muita potência nesse espaço. A Casa está ganhando forma e haverá residências e intercâmbios culturais com outras agrupações nacionais e internacionais para elaboração de treinamentos cênicos e processos de criação, fortalecendo a circulação do trabalho de artistas”, afirmou Maria Clara Mendes, coordenadora da Casa Improviso Salvador. O espaço também dispõe de salas de locação com valores acessíveis para profissionais.
“Devido à influência dos diretores teatrais Jerzy Grotowski e Eugenio Barba, a Cia possui uma inclinação pelos laboratórios de criação, assim como uma busca pela disciplina de treinamentos que abrangem, além da linguagem improvisacional, outras técnicas cênicas que contribuem para a formação e pesquisa das pessoas que trabalham com teatro e improvisação, ajudando na construção da identidade estética do grupo e da sua própria linguagem”, ressalta Daniela Chávez, também coordenadora da Casa Improviso Salvador.
Em março, a Casa receberá cursos de improvisação teatral, ministrados pela diretora artística da Companhia, Daniela Chávez, para pessoas iniciantes ou com experiência. Serão realizados também outros cursos, como “Mitã – Palhaçaria e a medicina do riso”, com Felícia de Castro; “Canto – Jogando com corpo e voz”, com Marcelo Jardim, e “A voz que medita” (On-line), com Meran Vargens. Já para abril e maio, o curso “Cenografia”, com Luis Parras, e “Processos criativos para figurino”, com Agamenon de Abreu.
Outras informações sobre as atividades podem ser conferidas por meio do site da Companhia www.improvisosalvador.com ou no perfil do Instagram @improviso_salvador.