A campanha pelo tombamento das obras de Juarez Paraiso será oficialmente lançada nesta quarta-feira, dia 05 de abril, por artistas, intelectuais e amigos que integram o grupo de trabalho criado para viabilizar o reconhecimento público à produção daquele que é um dos mais importantes artistas visuais baianos. O lançamento da campanha ocorrerá às 11horas no studio do restaurador José Dirson Argolo, no bairro do Garcia.
O grupo deflagrou a campanha nas redes sociais no final de 2022, por meio da plataforma Change.org link https://chng.it/9mxwZMJGnC, com o objetivo de coletar assinaturas para um abaixo-assinado a ser entregue oportunamente ao governador baiano Jerônimo Rodrigues e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis. Até agora, já foram coletadas cerca de 1.300 assinaturas no meio virtual e mais de 500 assinaturas físicas, em pontos localizados nas cidades de Salvador e Rio de Contas (terra natal de Juarez Paraiso), além de Cachoeira, Palmeiras e outros municípios do estado. Em Salvador, o principal ponto de coleta é a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraíso”, aberta à visitação no Palacete das Artes até o dia 16 de abril.
A campanha não objetiva apenas a entrega de um ofício às autoridades solicitando o tombamento. A ideia que vem sendo posta em prática pelo grupo de trabalho é de realizar uma “campanha viva”, apresentando algumas das obras de Juarez, depoimentos e textos de artistas, críticos de arte e personalidades da sociedade baiana e brasileira. Como Juarez Paraiso continua produzindo, o grupo entende que este processo precisa repercutir de forma pulsante na comunidade, envolvendo todos os baianos.
A importância de Juarez Paraiso para as artes e a cultura baiana é indiscutível. Desde que ingressou na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, em 1950, o artista destacou-se pela realização de um trabalho peculiar, com uma estética muito própria em variados campos artísticos, como a pintura, a gravura e a escultura. Também dedicou-se a experiências com fotografia, desenho, tapeçaria e murais.
Alguns dos seus trabalhos mais representativos foram realizados em praças e outros espaços públicos de Salvador. Na década de 1960/70, fez a ambientação das salas de cinema Tupy e Art 1. Atualmente, os seus trabalhos mais representativos de arte pública encontram-se no Museu Geológico da Bahia e no Hospital Aliança da Bahia.
Grupo de trabalho
O grupo de trabalho responsável pela campanha de tombamento das obras de Juarez Paraiso é composto pela artista Marcia Magno, ex-diretora da Escola de Belas Artes e esposa de Juarez, os restauradores José Dirson Argolo, Waldemar Silvestre e Angelica Borges, a gestora cultural Angela Andrade, e o publicitário João Silva, também responsável pela comunicação e criação da marca do projeto.
Serviço:
Lançamento oficial da campanha pelo tombamento das obras de Juarez Paraiso
Data: 05/04/2022
Horário: 11h
Local: Studio José Dirson Argolo/Praça Alexandre Fernandes, 25, Garcia
Campanha virtual de assinaturas: plataforma Change.org link https://chng.it/9mxwZMJGnC
Instagram: @juarezparaíso.tombamento