Temática faz parte do Programa Nacional do Ministério da Saúde que completa 10 anos
Para inibir danos evitáveis nos atendimentos aos pacientes durante a rotina, o Centro de Saúde Maria da Conceição Santiago Imbassahy (16ºCS), no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, preparou uma programação especial para mobilizar os colaboradores com a temática Segurança do Paciente, entre os dias 03 e 06 de abril.
As oficinas disponibilizadas para os profissionais visam reciclar e intensificar as práticas para um cuidado seguro na hora de acolher cada caso.
Este ano, o Ministério da Saúde (MS) celebrou uma década do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a iniciativa é uma resposta sistemática de erros associados aos cuidados de saúde, chamados erroneamente, até hoje, de “erros médicos”.
A administradora do 16º CS, unidade administrada pela Fabamed – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, Zolrimar Teixeira, destaca que é fundamental fazer um balanço e criar novas perspectivas na provisão de uma assistência mais segura. “Conhecer todo o processo de assistência, do diagnóstico à terapêutica, é importante para os familiares, que são os mais interessados na segurança do paciente que está sendo atendido”, explica.