Depois de ganhar o Baianão, o Bahia deu mais uma alegria ontem à torcida. Venceu fora de casa o Volta Redonda, na primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil e deu um passo importante para chegar às oitavas de final da competição.
O tricolor venceu por 2×1, gols de Biel e Gabriel Xavier, descontando Gabriel Bahia para o Voltaço.
O detalhes… todos os gols marcados por um Gabriel.
Bem, o tricolor manteve o esquema tático com três zagueiros, o que deve se repetir no Brasileirão. O técnico Renato Paiva ficou satisfeito
– Renato Paiva – – Eu acho que eles já entenderam, mas ainda não o suficiente. Mudamos o esquema há menos de um mês, e com poucos treinos, porque tivemos muitas competições. Eles aos poucos vão perceber o que queremos. Ofensivamente falta perceber algumas dinâmicas e posicionamentos. Defensivamente falta um pouco mais. Os jogadores gostam muito de jogar para frente. Nós não somos tanto um 3-5-2, somos mais um 3-4-3. Gosto de dizer assim porque jogamos só com o nove fixo ali. Estamos a trabalhar esse 3-4-3, mas também já jogamos no 4-3-3 e temos as duas opções. No Brasileiro, vamos utilizar elas em função do jogo, do resultado e do adversário.
O Bahia começou o jogo envolvendo o adversário, criou oportunidades e conseguiu barrar o ímpeto ofensivo do Volta Redonda que foi finalista do campeonato carioca.
Biel foi mais uma vez o melhor em campo e marcou seu gol recebendo passe de bandeja de Everaldo.
O empate do Voltaço aconteceu na segunda etapa, numa falha de marcação na cobrança de escanteio.
Mas três minutos depois e Biel cobrou falta da esquerda e Gabriel Xavier escorou para as redes
O jogo da volta acontece no dia 27, na Arena Fonte Nova e o tricolor tem a vantagem do empate. Se passar de fase, o Bahia vai acumular mais de 5 milhões em premiações na Copa do Brasil.
+++
No sábado, o Bahia reestreia no Brasileirão da Série A. Vai a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino. Paiva espera encontrar dificuldade.
– Renato Paiva – – Vai ser um jogo difícil. Uma equipe que tem uma base trabalhada há muito tempo, um projeto muito interessante. Vamos ter imensa dificuldade. Temos nossas armas. O Thaciano já pode porque é Campeonato e não é a Copa do Brasil. Vai chegar o Vitor Hugo também. Não vai ter tempo para trabalhar e jogar certamente, mas vamos ter mais opções, o que é importante. Só dois dias para preparar o jogo, mas vamos preparar como for possível.
+++
E ontem teve mais duas apresentações no Vitória que aconteceu em uma loja do clube. O atacante Welder, vice artilheiro do Baianão pelo Jacuipense, com cinco gols teve um encontro com torcedores. Com ele, chegou também Matheuzinho, que fez um bom campeonato gaúcho pelo Ypiranga e chega com a missão de arrumar o meio de campo do Leão.
Com eles, o Vitória fecha 12 contratações para o Brasileirão da Série B.
E a estreia acontece no domingo, às seis da tarde, no Barradão, contra a Ponte Preta.
A Macaca foi campeã da Série A-2 do campeonato Paulista e deve ser um adversário complicado.
+++
A seleção brasileira feminina fez bonito ontem. Venceu amistoso contra a um adversário difícil, a poderosa Alemanha, por 2×1.
Os gols foram marcados por Tamires e AryBorges.
Com a vitória, a equipe comandada pela técnica Pia Sundhage encerrou a última Data FIFA antes da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, que acontece em julho deste ano na Austrália e Nova Zelândia. A Seleção Brasileira estreia contra o Panamá, no dia 24 de julho, na cidade de Adelaide (AUS).
Fotos: Rafael Machaddo / EC Bahia ; Victor Ferreira/EC Vitória; Thais Magalhães/CBF
(Chico Araújo)