A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari publicou nesta quarta-feira (17/5), no Diário Oficial do Município (DOM) n.º 2150, o aviso de lançamento do edital de concorrência pública para a implantação da Zona Azul no município. A iniciativa visa a concessão onerosa para a prestação de serviços e implantação de um sistema digital para administração, exploração, manutenção, operação, fiscalização e gerenciamento eletrônico de veículos automotores estacionados no município.
A medida tem como objetivo, aprimorar a gestão do estacionamento no município, proporcionando uma experiência mais eficiente e conveniente para os motoristas. De acordo com as condições e especificações estabelecidas no edital e seus anexos, as empresas interessadas poderão entregar seus envelopes contendo as propostas no dia 17 de julho, às 9h, na sala de reuniões da STT. O edital estará disponível gratuitamente na sede da superintendência, localizada no Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Jardim Limoeiro, ou no Portal de Compras do Município de Camaçari, acessível pelo endereço www.compras.camacari.ba.gov.br.
O diretor-superintendente do órgão, Helder Almeida, destacou que a implantação da Zona Azul vai trazer mais conforto para os condutores e ordenar o trânsito no município. “Essa é uma solução eficaz para otimizar o uso do espaço de estacionamento e melhorar a fluidez do tráfego, trazendo inúmeras vantagens para os cidadãos. Com a delimitação de um tempo máximo de permanência, garantimos que as vagas sejam utilizadas de forma mais equitativa e justa, evitando a ocupação prolongada por um único veículo”, afirmou.
Ainda segundo o responsável pela autarquia, a população será beneficiada com o melhor ordenamento do trânsito, assim como o comércio, que ganhará com a rotatividade das vagas. “Isso possibilita que mais pessoas tenham acesso às vagas e reduz o congestionamento nas áreas de estacionamento, contribuindo para a fluidez do tráfego e diminuindo o tempo de busca por uma vaga disponível. Além disso, a zona azul também traz benefícios econômicos para o comércio local. Ao incentivar a rotatividade dos veículos estacionados, promovemos um maior fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais, facilitando o acesso e estimulando o comércio local”, salientou.