A Continental tem entre seus objetivos ser a mais progressista empresa de pneus em termos de responsabilidade ambiental e social. E esta é uma meta bem definida: até 2030, todos os pneus líderes de vendas da marca alemã incorporarão 60% de materiais sustentáveis. E o compromisso da empresa com a sustentabilidade não para aí. Toda a sua produção será neutra em carbono até 2040 e, até 2050 todos os seus pneus empregarão 100% de materiais sustentáveis.
Este futuro construído com respeito pelo meio ambiente está cada vez mais presente. Hoje, diversos pneus já em comercialização pela Continental utilizam em sua produção o fio de poliéster obtido a partir da reciclagem de garrafas PET, em uma iniciativa que consegue atender as elevadas demandas mecânicas dos pneus e contribuir para a economia circular, parte integrante da estratégia de sustentabilidade da empresa.
Esta preocupação com a sustentabilidade também está presente na fábrica da Continental Pneus localizada no polo industrial de Camaçari, na Bahia. Lá, mais de 90% dos resíduos gerados pela produção de pneus são destinados à reciclagem, um número que deve chegar aos 100% até 2030. Os benefícios desta estratégia incluem a geração de renda para mais de 400 pessoas em comunidades na Bahia através da produção de sticks e de solas de sandálias artesanais de couro.
Até o final desta década, a unidade de Camaçari reduzirá o seu consumo de água e de energia em mais de 20%, uma meta alinhada com os objetivos globais da Continental Pneus, que hoje já registra uma redução de consumo de 55% de água e 17% de energia a mais do que a média deste segmento por tonelada métrica de pneus produzidos.
A prioridade que a empresa confere à sustentabilidade está refletida no ContiLifeCycle™, que realiza a gestão de todo o ciclo de vida do pneu de carga da Continental. Ela começa com o pneu novo e continua com serviços de ressulcagem e recapagem até o suporte para a destinação final correta da carcaça ao final de sua vida útil. O processo de recapagem emprega bandas de rodagem que mantêm as características do pneu novo, adiando o descarte da carcaça e economizando o equivalente a 50 quilos de matéria-prima.
Sobre a Continental
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2022, a Continental gerou vendas de € 39,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 57 países e mercados.
A área de negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus do mundo com 57.000 funcionários e registrou vendas de € 14 bilhões em 2022 nesta área. A Continental está entre os líderes tecnológicos na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui de forma significativa para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio do negócio de pneus inclui serviços para o comércio e aplicações para frotas, bem como sistemas de gestão digital.