Nesta edição, o arrastapé tem o propósito de fortalecer a comunidade local, os profissionais ferreiros e comerciantes que dão vida à histórica Praça dos Arcos
No próximo sábado (10), amantes de um bom arraiá de São João estão convidades a curtir a II edição do Arrastapé da Praça, promovido pelo Bloco da Praça, com o tradicional cortejo partindo da Praça Castro Alves a partir das 16h, em direção à Praça dos Arcos, na Ladeira da Conceição da Praia, Centro Histórico de Salvador.
A grade de atrações da festa contará com apresentação da banda Abafafá – um trio de mulheres potentes, que entoarão cantos e cantigas que vão embalar os corações apaixonados, e os/as amantes do forró. Os djs Tia Karol e Lucio K, completam a grade de atrações, prometendo sets repletos dos ritmos juninos, além de surpresas musicais para lá de especiais. Os ingressos a preços populares estão disponíveis através do link: https://shotgun.live/pt-br/events/arrasta-pe-da-praca.
Nesta edição, o arrastapé tem o propósito de fortalecer a comunidade local, os profissionais ferreiros e comerciantes que dão vida à histórica Praça dos Arcos. O tradicional licor junino, as comidas típicas do São João, serão oportunizados a preços populares. A estrutura também contará com a tradicional barraca do beijo, e outros elementos que não podem faltar em um bom arraiá junino. Além disso, o acesso para pessoas autodeclaradas trans e travestis, que não podem dispor da compra de ingresso, segue sendo gratuita, como forma de acessibilidade já praticada pelo Bloco da Praça desde a primeira edição. Mais informações podem ser acessadas aqui: https://www.instagram.com/oblocodapraca/
*O quê?* Arrastapé da Praça
*Quando?* 10/06/2023
*Horário?* A partir das 16h
*Onde?* Praça Castro Alves/Praça dos Arcos – Ladeira da Conceição da Praia (Centro Histórico)
*Valor?* R$ 40 ( 2º promocional)
O BLOCO DA PRAÇA
Em 30 de janeiro de 2022 nasceu o movimento multicultural O Bloco da Praça, com o propósito de resgatar a atmosfera dos tradicionais carnavais à fantasia, ocupando as ruas e Praças do Centro Histórico de Salvador. Em quase um ano e meio de (r)existência, a iniciativa tem fomentado as múltiplas artes, especialmente à musica, em uma região que, por alguns fatores de ordem social, tem sido preterida em detrimento das localidades de maior prestigio da cidade. Nesse sentido, O Bloco da Praça, no embalo das fanfarras, homenageia o poeta baiano e ícone da luta pela liberdade do povo preto, Castro Alves (1847-1871).
O Bloco da Praça é uma manifestação cultural itinerante, criado como uma alternativa em oposição ao atual modelo dos carnavais submetidos ao poder econômico, oferecendo uma nova opção de entretenimento cultural para a folia carnavalesca, e fora dela, de forma acessível, democrática e popular, já que Castro Alves, em um dos seus mais célebres versos, diz: “A praça é do povo como o céu é do condor”, isso nos remete a um espaço público símbolo de interações humanas: a Praça. Este ambiente gerador de encontros faz parte da essência do bloco, e é sempre o ponto de encontro e embarque para uma catarse de alegria que o povo soteropolitano tem abraçado ao longo de seis edições.