E aproxima as crianças do fenômeno que é sucesso nas redes
Assistido por mais de 14 bilhões de pessoas no Youtube, Mundo Bita retoma montagem de adaptação teatral original e faz turnê com o “Projeto Diversão em Cena”, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Fundação ArcelorMittal
Chega a Salvador em turnê nacional e entra em cartaz nos dias 17 e 18 de junho, no Teatro Módulo, na Pituba, a montagem teatral do musical “Bita e a Imaginação que Sumiu”. O espetáculo nasceu a partir das histórias contadas em um dos maiores canais do YouTube voltados para crianças no Brasil, com mais de 14 bilhões de visualizações, o Mundo Bita, e volta a cartaz com elenco original.
“Bita e a Imaginação que Sumiu” se apropria da técnica transmídia e da linguagem multiplataforma, além de apresentar uma dramaturgia construída exclusivamente para o teatro, com 10 músicas autorais, divertidas e educativas, que já fazem sucesso na internet. “É uma experiência enriquecedora usar múltiplas formas artísticas, como teatro de bonecos, atores e audiovisual em um mesmo espetáculo, interagindo, ao vivo, com o nosso público”, diz o pernambucano João Henrique, um dos sócios da animação e autor da adaptação musical teatral dirigida por Alessandra Colasanti.
O musical conta a aventura de Bita e seus amigos Lila, Dan e Tito. Na Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, está o maravilhoso Mundo Bita. Lá, moram o Bita e os Plots, pequenos seres verdes alienígenas. Nesse lugar tudo é movido a um combustível especial: imaginação. Um dia os Plots percebem a inesperada falta deste ingrediente no reservatório do planeta. Cabe ao protagonista viajar para a Terra com seus amigos na tentativa de solucionar a questão.
O Mundo Bita ganhou vida em 2011 nos estúdios da Mr.Plot, produtora de conteúdo fundada no Recife (PE) por Chaps (cantor e criador do personagem) e seus sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos pais. “Bita surgiu, na verdade, para ilustrar o quarto da minha primeira filha, em 2011. De lá pra cá, ele ganhou vida e hoje é parte do dia a dia de várias famílias”, comenta Chaps, que é também autor das canções que ilustram os vídeos do Youtube e do espetáculo. Bita e a Imaginação que Sumiu é fruto de uma parceria entre a empresa criadora dos personagens, Mr.Plot, e a Gávea Filmes, produtora de cinema e teatro.
Em onze anos, os mais de 100 clipes autorais lançados ultrapassam 14 bilhões de visualizações no Youtube, o álbum “Bita e a Natureza” foi indicado ao 19º Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil e coleciona diversas premiações, como discos de platina duplo e discos de ouro. As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Entre as situações vivenciadas pelas personagens estão trabalho em equipe, brincadeiras imaginativas, atitudes de perseverança e adoção de estratégias apropriadas à faixa etária para superar obstáculos.