Com objetivo de possibilitar que a população conheça o projeto de requalificação e urbanização de Itacimirim, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), realizou uma apresentação nesta segunda-feira (19/6), onde os munícipes tiveram acesso aos detalhes da proposta de intervenção na comunidade. A iniciativa faz parte do Caminhos do Mar, que visa a revitalização do acesso da localidade até a praia, bem como os acessos à Foz e Ilha do Meio e também à Lagoa das Virgens.
Para a empresária Roberta Fernandes, que mora há 18 anos em Itacimirim, é uma satisfação ter esse investimento aplicado na localidade. “Há muitos anos que a gente luta por isso. Itacimirim cresceu. O projeto ficou muito bonito e tudo vai ser valorizado, tanto o comércio quanto os imóveis. Agora é a hora da gente investir, e acredito que todo mundo aqui pensa da mesma forma”, dividiu.
O encontro reuniu um quantitativo expressivo, com a participação popular de mais de 50 pessoas, dentre elas moradores, comerciantes locais, conselheiros, vereadores e secretários municipais. Inicialmente foi feito o demonstrativo do projeto arquitetônico, que envolve a mobilidade urbana, implantação de portal de identificação da comunidade, as melhorias na Lagoa das Virgens, criação de áreas de convivência, esclarecimentos sobre os impactos sociais, dentre outras benfeitorias previstas.
Durante a reunião, a secretária da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, externou o sentimento em ver a comunidade engajada na apreciação do projeto. “Não poderia deixar de vir aqui, hoje, para responder todas as perguntas. Agradecer a todos os comerciantes, lideranças e comunidade. Juntos, construiremos esse projeto de transformação que vai mudar a realidade de Itacimirim, que vai desenvolver ainda mais o turismo. Essa é a primeira etapa da obra, e temos a pretensão de ter novas intervenções na Ilha do Meio e em outros pontos da localidade”, compartilhou.
Os diretores Carlos Eduardo e Gabriela Schahin, do Conselho Comunitário de Moradores e Segurança Pública (Conseg), aproveitaram a oportunidade para participar da apresentação e conhecer os investimentos que o município está executando na comunidade, que ajudará a fomentar ainda mais o turismo, a economia local e oferecer mais qualidade de vida para a população. Para Carlos, “Itacimirim e Barra do Pojuca são regiões distantes da sede. Desde 2006 nós temos o conselho e esse projeto de requalificação diz respeito a uma demanda que consolidava uma série de benefícios, que são pleitos da comunidade. Essa obra vem com uma requalificação da parte da pavimentação, que é uma das nossas necessidades”, avaliou.
Gabriela Schahin trouxe o seu ponto de vista acerca do potencial turístico que a comunidade possui e como as intervenções podem influenciar positivamente para essa intensificação na cidade. “Itacimirim fica entre dois polos turísticos muito importantes da costa. Não tinha como a gente ficar de fora desse grande rol. Devido ao crescimento imobiliário e à procura pelo destino, realmente ampliou essa necessidade de haver a requalificação, até mesmo para trazer mais segurança, tranquilidade e beleza para essa paisagem que já é muito bonita”, disse.
A iniciativa faz parte do planejamento de ações do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari. Participaram do encontro, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antonio Falcão; a titular do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; a subsecretária do Turismo (Setur), Lúcia Bichara, além de representantes do poder Legislativo.
Foto: Josué Silva