Empresária do ramo alimentício, Camila Oliveira explica quais fatores contribuem para o crescimento do setor de alimentação saudável
Uma grande aliada da saúde humana, a alimentação saudável tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a alimentação nos últimos anos. Os efeitos desse movimento dizem respeito ao aquecimento do mercado de alimentos não industrializados e ao impulsionamento de marcas que entregam para os clientes um cardápio diverso, marcado pela responsabilidade com a saúde de quem o consome.
Esse é o caso da Mundo Zero, maior rede de confeitaria e chocolates inclusivos do Brasil, que desde 2022 tem sido em Salvador o point de quem busca uma dieta zero glúten, zero açúcar, zero lactose e zero soja, mas com muito sabor. Segundo Camila Oliveira, franqueada da marca na capital baiana, “as pessoas estão criando novos hábitos alimentares e buscando consumir alimentos que não agridam o organismo. Nesse sentido, por ser referência em comida inclusiva e transparente em relação aos ingredientes, a Mundo Zero tem conquistado muitos clientes na cena soteropolitana”.
O movimento de maior busca por alimentos saudáveis percebido por Camila em Salvador é uma realidade em todo o país. Isso é o que comprova um estudo realizado pela consultoria Euromonitor International. De acordo com a pesquisa, o Brasil é considerado um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais e ocupa o quarto posto no ranking global dos países que mais vendem alimentos e bebidas saudáveis.
“De fato, alimentar-se de forma saudável é uma tendência crescente no mundo afora. Cada vez mais, a preocupação com o que compõe o prato aumenta, sobretudo porque queremos manter a nossa saúde em dia, coisa que só conseguimos através de um cardápio bem inclusivo e responsável”, afirma Camila.
A empresária também destaca que outros fatores que têm impulsionado o aquecimento do setor de alimentação saudável são as restrições e intolerâncias alimentares, condições que precisam estar em evidência em qualquer empreendimento. “No caso da Mundo Zero, o nosso menu é pensado para integrar todas as pessoas com algum tipo de restrição, como celíacas, diabéticas, alérgicas, intolerantes à lactose, veganas e/ou adeptas a um estilo de vida saudável. Isso é muito importante, pois demarca a responsabilidade da empresa com diversos públicos e contribui com o crescimento de um mercado promissor”, ressalta Camila.
Mundo Zero
É a maior rede de confeitaria e chocolates inclusivos do Brasil. Todos os itens do cardápio são desenvolvidos para incluir pessoas com restrições alimentares, sejam celíacas, diabéticas, alérgicas, intolerantes à lactose, veganas e adeptas de um estilo de vida saudável. Com unidade no Shopping Paralela, em Salvador, a marca disponibiliza uma variedade de tortas, cookies trufados, biscoitos, brownies, chocolates, pipocas, cheesecakes, alfajores, palhas italianas, chocopops, tarteletes, doces de forno, além de salgados low carb, itens de cafeteria e bebidas geladas.