O Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais amados do planeta, é comemorado no dia 7 de julho. E, além de oferecer diversas opções com marcas e tipos variados, o Pão de Açúcar conta mais sobre a base dessa iguaria e as diferenças entre os chocolates ao leite, branco e amargo.
Tão frequente no dia a dia, seja em receitas ou como uma sobremesa, às vezes fica a dúvida, afinal: como um alimento é classificado um chocolate e quais as diferenças entre os tipos? No Blog do Pão, a rede explica que, de acordo com a definição publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), só pode ser classificado como chocolate o produto preparado com cacau e açúcar, com adição ou não de outros componentes alimentares.
E quando se fala sobre os tipos tradicionais, as diferenças são:
⮚ O chocolate ao leite é preparado com massa de cacau, manteiga, leite e açúcar, mistura que garante uma coloração marrom mais clara, textura cremosa e sabor mais adocicado. É o tipo de chocolate com maior teor de gordura e açúcar.
⮚ O chocolate amargo pode variar de sabor, cor e aroma de acordo com a concentração de cacau na receita. São os chocolates que utilizam mais de 50% de massa de cacau na receita, por isso são os de maior valor nutricional. Também levam pouca – ou nenhuma – adição de leite e têm baixos teores de açúcar.
⮚ Já o chocolate branco leva em sua receita manteiga de cacau (ao invés da massa da fruta), leite e açúcar, o que faz com que a concentração de gordura e valor calórico seja elevada.