A partir desta sexta-feira, 28/07, até 06/08, startups ligadas ao ecossistema da construção civil podem participar da seleção de projetos para promover a inovação e sustentabilidade no setor. A iniciativa é uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), que lançaram o edital, hoje (28/07), durante a Sexta da Construção, na sede do sindicato, em Salvador.
O presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, explica que os projetos vão integrar o Hub da Construção, espaço idealizado pela entidade que está em construção, onde será criada uma grande comunidade que vai favorecer a busca constante por conhecimento, novas ideias, incremento da competitividade, em um espaço amplo, arrojado e motivador, situado na sede do Sinduscon-BA.
“É com muita alegria que damos esse primeiro passo. Vamos selecionar 10 startups com os melhores projetos que serão patrocinados pelo Crea-BA para utilizar durante um ano as estações de trabalho do Hub da Construção para desenvolverem soluções tecnológicas voltadas para o mercado da construção civil. O objetivo é promover e estimular a integração entre startups, fornecedores de matéria-prima, projetistas, construtoras e prestadores de serviços da cadeia produtiva, abrangendo assim as diversas engenharias”, detalha.
Segundo o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, é uma satisfação dar as mãos ao Sinduscon-BA em prol do Hub da Construção. “Quando fui apresentado ao projeto na mesma hora eu disse que o Crea estaria nesta parceria, apoiando a inovação que vem para diminuir os custos, render uma produção maior e trazer profissionais que estão com a cabeça mais a frente com novas tecnologias”.
Acesse o edital por meio do site do Sinduscon-BA (https://sinduscon-ba.com.br/) e inscreva-se.
Estrutura do Hub da Construção
Idealizado pelo Sinduscon-BA, o Hub da Construção abrange três pavimentos compostos por salas semiprivativas, estações de trabalho compartilhadas e individuais, refúgio para pequenas reuniões, nicho destaque para pequenas exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, espaço para lanches e snacks, e o Rooftop – ambiente para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações.
“Estamos atentos a esse novo mundo da inovação e da sustentabilidade, que ao nosso ver devem ser trabalhadas de forma coletiva, pois só vamos conseguir mudar o nosso setor se pensarmos em conjunto. Por isso, estamos abertos a novas ideias e propostas”, finaliza Alexandre Landim.