Apesar do cenário macroeconômico desafiador no último ano, as datas comemorativas ainda garantem o movimento do comércio varejista. De acordo com pesquisa realizada pela Wake, em parceria com a Opinion Box, o Dia dos Pais deve movimentar o setor de consumo com otimismo dos consumidores.
Os dados da pesquisa sugerem que 64% dos brasileiros entrevistados têm intenção de compra, frente a uma parcela de 25% que não mostrou interesse e 11% que ainda não decidiu. Dentre os que pretendem comprar presentes na data, a pesquisa demonstra confiança do consumidor nos meios de pagamento eletrônico: 71% deles preferem fazer compras com cartão de crédito a prazo, seguido por pix (36%), cartão de débito (20%) e só então dinheiro (17%), boleto (5%), transferência bancária (3%).
A pesquisa revela ainda que as compras on-line devem predominar sobre as vendas em loja física, mas que estas ainda não perderam a importância. De acordo com os dados apurados, 42% dos consumidores já dão preferência aos aplicativos das lojas, seguido por 38% que ainda optam pelas lojas físicas. Os sites de busca (35%), e-commerce/lojas online (30%), sites comparadores de preço (25%) e instagram (23%) alimentam esse ranking mostrando o potencial do e-commerce no país. “A pesquisa ressalta a evolução do e- commerce, que tomou fôlego nos pós pandemia e vem se destacando como escolha do consumidor. O estudo também indica um cenário favorável para o Dia dos Pais e traz dados que podem orientar os lojistas sobre as melhores estratégias a serem adotadas para alcançar boas vendas na data”, explica Flávio Nijs, diretor-geral de Experience da Wake.
Ainda com relação à intenção de compra, o levantamento aponta que os consumidores deixam para comprar os presentes de última hora: 37% deles disseram que pretendem comprar na semana do Dia dos Pais, 25% com duas semanas de antecedência e 21% com mais de duas semanas. O levantamento demonstra ainda que 66% dos entrevistados buscam benefícios nos preços e promoções e 44% fazem suas escolhas de olho em vantagens no frete. Para esse ano, predominam escolhas como artigos de moda (45%) seguido por eletrônicos (26%), liderando a preferência.
Quando questionados sobre o valor que pretendem gastar com presentes de Dia dos Pais, 31% dos entrevistados disseram que devem gastar entre R$101 e R$200, 27% entre R$ 51 e R$100, 15% entre R$ 201 e R$ 300, 6% entre R$301 e R$400 e somente 5% pretendem gastar mais de R$ 500.
“Mesmo com essa instabilidade econômica desde a pandemia, dá para ver que as pessoas estão apostando em uma melhora do cenário de uma forma geral. Os números apurados mostram que bons preços e promoções, além de vantagens no frete, podem incentivar a decisão de compra e alavancar boas vendas, além de trazer uma questão a mais da possibilidade de fidelização do cliente, quando a jornada é satisfatória”, analisa Nijs.
A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 10 de julho de 2023 e o grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2.9 pontos percentuais. Foram ouvidas 1.123 pessoas, com idade acima de 16 anos.
Sobre a Wake
A Wake é uma iniciativa da Locaweb Company (LWSA3), criada para atender negócios de médio e grande porte, capaz de construir e gerenciar digitalmente toda a jornada de consumo e digitalização do varejo, de ponta a ponta, desde o momento da aquisição, passando pela conversão, transação e fidelização de clientes. A Wake oferece soluções únicas e complementares em diversos segmentos: Wake Commerce, plataforma de digital commerce omnichannel headless; Wake Experience, solução que transforma dados em experiências por meio de inteligência comportamental; e Squid by Wake, plataforma de marketing de influência baseada em dados que conecta marcas e influenciadores digitais.
Sobre o Opinion Box
O Opinion Box desenvolve tecnologia para desvendar os desejos do consumidor e as tendências do seu mercado. Com soluções de pesquisa de mercado e customer experience, ajuda empresas a resolver as dores de todos os tipos de negócio com base em dados e sem achismos.