Mesmo durante o inverno, é necessário estar atento à saúde da pele. Isso porque a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias proporcionam uma diminuição na transpiração corporal tornando a pele mais seca.
Outro ponto destacado pela dermatologista da Clínica Skincare Dermatologia e Restauração Capilar, Dra. Iale Hora, é que nesta época, é comum que as pessoas tomem banhos mais quentes, fator que contribui para a remoção da oleosidade natural da pele.
“Isso é algo que contribui com a diminuição do manto lipídico que retém a umidade da pele. Somando todos esses fatores, podemos dizer que tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno”, aponta.
Ainda segundo a especialista, o clima frio e seco pode deixar a pele com um aspecto esbranquiçado, o que indica a “desnaturação das proteínas”. “No entanto, para evitar esses sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios a longo prazo”, alerta.
A dermatologista também indica ainda que, durante o inverno, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. “Podemos citar a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose, por isso é tão importante seguir os cuidados necessários”, explica.
Na lista de cuidados para o inverno, a especialista lembra que a estação é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos.
“Essa observação vale, sobretudo, para aqueles procedimentos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser, e até procedimentos de depilação a laser”, ressalta Dra. Iale.
Entre as dicas para manter a pele hidratada no inverno, a dermatologista recomenda a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, além do uso do filtro solar diariamente.
“Também é importante evitar banhos quentes e demorados, evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele”, lista.
A especialista indica ainda o uso do hidratante logo após sair do boxe, ou seja, ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
“Já em casos de peles oleosas e acneicas, é importante evitar o uso do hidratante comum no rosto, sendo recomendado usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax)”.
A atenção também se estende aos lábios, que costumam ressecar muito no inverno. “É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras”, observa.