Quem convive com dores nas costas, principalmente na região lombar (lombalgia), sabe o que passa, com aquela sensação de incomodo constante. Pesquisas indicam que 80% da população adulta vai sofrer com o problema em algum momento da vida. Nos últimos anos, a percepção das dores tem aumentado consideravelmente, tanto entre pessoas mais jovens, quanto entre os idosos. “As dores nas costas podem estar ligadas ao processo de envelhecimento, que faz com que os discos da coluna se desgastem; e à obesidade, uma vez que o excesso de peso resulta em sobrecarga na região das costas. Mas hoje em dia, as queixas estão relacionadas principalmente à postura, que costuma ser bastante afetada pela falta de ergonomia no trabalho, durante a utilização do computador; e pelo uso excessivo de tablets e celulares”, explica Luis Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
A solução do problema pode envolver uma série de medidas, como fisioterapia e uso de medicamentos. Mas, o processo pode ser mais simples! Mudanças de hábitos de vida, que incluem a realização diária de exercícios físicos específicos, podem ser fundamentais. “Os exercícios, quando bem orientados, podem alongar e fortalecer os músculos posturais, que são os que puxam a coluna, deixando ela alinhanda. Com a prática, quem não tem nenhum problema específico na coluna pode eliminar as dores completamente. Já entre quem tem hérnia de disco, bico de papagaio, artrose ou qualquer outro problema, o exercício pode diminuir a intensidade da dor de forma considerável”, diz o profissional da Rede Alpha Fitness.
As dores nas costas costumam afetar a qualidade de vida. A pessoa que enfrenta o desconforto pode se tornar mais deprimida e mal-humorada, tendo a vida social prejudicada. A melhora da postura, gerada pelos exercícios físicos, também mexe com a autoestima, fazendo com que as pessoas se sintam mais elegantes e de bem com a vida. “O fortalecimento da coluna envolve o fortalecimento dos músculos abdominais, muitas vezes eliminando, além da dor, aquela barriguinha indesejada. Assim, a estética também acaba sendo favorecida”, acrescenta Luis Evandro.
O alongamento pode ser uma alternativa para aliviar as dores e, em alguns casos, auxiliar a prevenir o seu aparecimento. Esses exercícios ajudam a relaxar e aumentam a amplitude dos movimentos, proporcionando um alívio rápido da dor. Os alongamentos para a coluna devem ser feitos de forma gradual. “As atividades podem ser realizadas em qualquer horário do dia, mas eu sempre indico que sejam feitos frequentemente ao longo do dia, especialmente no caso de pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou na mesma posição. Uma boa forma de seguir essa recomendação consiste em fazer uma pausa de 5 minutos para alongar a cada 2 horas de trabalho, por exemplo”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.