A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e a Marinha do Brasil, pelo Comando do 2º Distrito Naval, firmaram parceria para implantação do SAC Náutico do Município. O acordo de cooperação foi assinado na quarta-feira (22) pela secretária da pasta municipal, Mila Paes, e o pelo comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, na sede do 2º DN, no Comércio.
A unidade do SAC Náutico vai funcionar no prédio da Doca 1, na região portuária de Salvador, no Comércio. Será destinada ao atendimento da comunidade náutica, em especial aos navegadores amadores, e será integrado por órgãos públicos de várias esferas, responsáveis por serviços como os alfandegários, de imigração para estrangeiros, despacho e regularização de embarcações, entre outros de interesse do público-alvo.
Este é o terceiro acordo assinado entre as três instituições parceiras para o início da operação do SAC Náutico. Além da Marinha do Brasil, a Prefeitura firmou parceria com a Receita Federal e a Polícia Federal. A intenção é integrar todos os serviços relacionados com a atividade, com foco na redução de entraves burocráticos e simplificação dos processos e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento da economia náutica no município.
Fomento à economia do mar – O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destaca que a realização conjunta do SAC Náutico é um marco para o desenvolvimento da chamada economia do mar e mais um fomento às atividades náuticas de Salvador. “Estamos bastante satisfeitos com a parceria com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos
para esse projeto, que é estratégico para o desenvolvimento da cidade”, pontua.
A secretária Mila Paes salienta que o SAC Náutico faz parte de uma estratégia no município de Salvador para trabalhar a economia do mar como uma futura potência econômica da cidade. “O SAC Náutico é um dos projetos que visa melhorar o ambiente de negócios e cuidar, em primeiro momento, de toda a atividade que gira em torno do mar. Salvador, com sua deslumbrante linha costeira e rica herança marítima, está idealmente posicionada para liderar esse movimento”, afirma.
O vice-almirante Cambra assinala que a iniciativa pode transformar a cidade em um ponto de entrada de barcos estrangeiros que desejam navegar em águas brasileiras. “Com este acordo, vislumbro a possibilidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia dos Portos da Bahia (CPBA), ao permitir a ampliação dos canais de atendimento, facilitando o acesso dos usuários aos serviços da autoridade marítima”, avalia.
“A implementação do SAC Náutico ampliará a qualidade e a diversidade dos serviços prestados pela CPBA, bem como incrementará ainda mais o potencial náutico da cidade de Salvador, que tem a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil, a de Todos-os-Santos”, destaca o capitão dos Portos da Bahia, capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno.
Foto e texto: Ascom/Semdec PMS