O Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população. Os dados são da última estimativa global de transtornos mentais feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o país é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Porém, apenas 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, uma indicação fundamental para lidar com questões de saúde mental. Cerca de 19% chegaram a se consultar em algum momento com um psicólogo ou um psiquiatra no decorrer do último ano, mas a grande maioria não passou de cinco encontros, o que nos leva, no mínimo, a refletir, pois os resultados não aparecem em poucas sessões, apenas em alguns casos.
“Em um mundo acelerado, muitas pessoas sentem-se frustradas, ansiosas ou, até mesmo, depressivas. Seja para lidar com emoções, traumas passados ou buscar autoconhecimento, a terapia proporciona um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento pessoal e emocional”, explica Lívia Fialho, psicóloga da Clínica Holos. “Ao contrário do que muitos pensam, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que quer melhorar aspectos emocionais em sua vida e não apenas para quem tem algum tipo de transtorno mental. O psicoterapeuta auxilia o paciente na busca por respostas (e tomada de decisão), fazendo-o entender o motivo do surgimento de certos pensamentos e atitudes”, complementa.
São muitas as razões para se fazer terapia, dentre elas, autoconhecimento, melhora da autoconfiança, desenvolvimento pessoal, gerenciamento de emoções, estresse, superação de traumas e experiências dolorosas, convívio com o medo, libertação das dependências e melhora nos relacionamentos e na forma de lidar com os sentimentos.
Investimento em saúde mental é essencial
O valor de uma consulta com um psicólogo costuma ser a primeira pergunta de quem está interessado em fazer terapia. São muitas as questões que devem ser consideradas antes de agendar a primeira consulta com o profissional. “Pensando nisso, lançamos o Holos +, no qual o paciente tem acesso a descontos no serviço de psicologia da clínica”, explica Daniela Santana, administradora da Clínica Holos. Além da economia, o Holos + oferece ao paciente uma estrutura de excelência e profissionais renomados, para isso é cobrada apenas uma taxa única anual. Vale informar que não há restrição de idade para aquisição do cartão. A clínica também aceita convênios e atendimentos particulares.
“O mundo hiperconectado, competitivo e instável de hoje pode ser cansativo. As matérias negativas veiculadas e as conversas casuais muitas vezes envolvem as pessoas em uma bolha de pessimismo e paranoia. Pessoas de todas as idades sentem as consequências negativas da realidade em que vivemos. Quando se está com a saúde mental deteriorada de alguma forma, é difícil prestar atenção neles”, pondera Livia Fialho. “A terapia serve para ajudar aqueles que querem encontrar o bem-estar, felicidade e tranquilidade na sua rotina. O cuidado com a saúde mental não é somente importante para evitar transtornos mentais, mas também para garantir uma vida de qualidade”, conclui.