Com o objetivo de promover a diversidade cultural e artística na capital baiana e gerar novas oportunidades para artistas locais apresentarem seus trabalhos nos espaços culturais da cidade, a Prefeitura de Salvador lançou o Edital Curto Circuito das Artes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Nacional de Arte (Funarte). Cerca de 512 mil reais estão investidos nesse projeto.
Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro, através do link https://fgm.salvador.ba.gov.br/edital-curto-circuito-das-artes-2023-2/ . Ao todo 16 propostas serão selecionadas para compor a programação do Curto Circuito das Artes, que será realizado nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024.
O edital traz uma programação diversificada que contempla da residência artística à circulação de espetáculos nas linguagens de música, dança, teatro, circo e artes integradas do centro à periferia de Salvador. Além da montagem de uma exposição no Teatro Gregório de Mattos, a iniciativa potencializa ainda a circulação de espetáculos infantis e adultos, de artistas individuais ou grupos, permitindo intercâmbio entre os diferentes territórios e linguagens artísticas.
As propostas selecionadas atenderão aos seguintes espaços: Casa do Benin, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Boca de Brasa Centro, Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, Espaço Boca de Brasa Cidade Baixa (Centro Cultural Casa Branca), Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º, Espaço Boca de Brasa de Valéria, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos – Galeria da Cidade e Teatro Gregório de Mattos – Sala Tabaris.
Os trabalhos podem ainda ser distribuídos entre quatro categorias, sendo elas a Exposição de Artes Visuais, Ateliê artístico (residência), Espetáculos e Espetáculos infantis.
De acordo com Manuela Sena, gerente de equipamentos culturais da FGM, o edital representa um compromisso com a promoção da cultura e das artes na cidade. “O edital curto circuito tem como objetivo estimular a pesquisa, difusão, diversidade, acessibilidade e a integração das linguagens artísticas da cidade de Salvador, como também contribuirá para fortalecer a rede de espaços culturais da FGM”, explica.
Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS