Depois de abrirem a sexta-feira do Carnaval de Salvador deste ano, o trio formado por Ana Mametto, Carla Visi e Márcia Short vai apresentar novamente um repertório em homenagem a Gal Costa durante o Festival da Primavera, na capital baiana, no mesmo mês em que é celebrado o aniversário da cantora tropicalista. No dia 30 (sábado), as três artistas baianas se unem no palco montado na praça do Campo Grande e apresentam ao público, a partir das 20h, os grandes clássicos da carreira de Gal em versões carnavalescas, sob a direção do músico, arranjador e produtor musical Yacoce Simões. O show é gratuito e aberto ao público.
Um dos idealizadores do projeto, Paulo Borges celebra a oportunidade de homenagear Gal na cidade da artista: “Gal é considerada a maior cantora do Brasil e merece uma homenagem em sua cidade natal. Ela ajudou a projetar a cultura de Salvador para o Brasil e para o mundo, na sua voz excepcional, no seu repertório. Este projeto celebra a voz dessa mulher sagrada”.
As três artistas cantarão juntas músicas como “Os Mais Doces Bárbaros”, “Balancê”, “Bloco do Prazer”, “Festa do Interior” e “Baby”. A apresentação também contará com números solo de cada uma. Além dos grandes sucessos, o show trará surpresas que fazem parte da memória afetiva das intérpretes Ana, Carla e Márcia, conta Yacoce Simões. Para o músico, a expectativa é de que o público também abrace o projeto e o repertório escolhido.
Márcia Short é uma das cantoras precursoras da Axé Music e ícone da música baiana. Os mais de 30 anos de carreira tiveram, claro, influência de Gal: “Eu cresci ouvindo Gal. Ela está em todas as fases da minha formação como cantora e intérprete. A melhor de todas, afinadíssima! Uma referência para mim, nesse quesito. Essa homenagem representa espalhar suas sementes, celebrar a sua obra e sua vida, me sinto honrada e muito feliz com o convite”, conta a artista que, em momentos solo no show vai apresentar canções como “Brilho e Beleza” e “Vaca Profana”.
Uma das estrelas da série “Só se for por amor”, da Netflix, em 2022, Ana Mametto é uma cantora e atriz baiana que, em suas apresentações, traz sempre a relação com suas raízes e faz um verdadeiro mergulho no Brasil multicultural e multirracial. Para Ana, Gal é “a voz mais fatal de toda a música brasileira” – um trocadilho feliz com o nome de um dos álbuns mais celebrados da música nacional, lançado por Gal. “Ela sempre foi inspiração para todas as cantoras desse país, com sua performance vocal a afinação impressionante. Gal Costa foi e sempre será referência de canto e de comportamento cênico”, destaca a artista responsável por, no show, apresentar versões para canções como “Vatapá”, “No Tabuleiro da Baiana” e “Futuros Amantes”.
Outra integrante do trio de artistas da homenagem, bisneta, neta e filha de cantoras, Carla Visi é uma das vozes mais marcantes do Axé Music, com sua passagem por bandas como Cheiro de Amor e Companhia Clic. “Muito da minha afirmação enquanto mulher mestiça brasileira deve-se às mulheres que Jorge Amado traz em seus livros e a Gal Costa, sua presença e voz marcantes na música brasileira. Foi um grande presente ser convidada para compor esta homenagem ao lado de duas lindas vozes da nossa terra: Ana Mametto e Márcia Short”, diz a artista que terá a oportunidade de levar ao público, na apresentação, uma versão da sua música favorita de Gal: “Luz do Sol”. “É D’Oxum” e “São Salvador” também serão apresentadas por Carla durante o show.
Serviço
Trio do Balancê – Ana Mametto, Carla Visi e Márcia Short cantam Gal Costa
30/09/2023, às 20h
Praça do Campo Grande
Grátis