A segunda-feira (2) do Abrigo Dom Pedro II, em Piatã, foi marcada pela recreação, cuidados estéticos e pelo baile festivo Recordar é Viver, com muita música, dança e animação. As atividades ocorrem em alusão ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Terceira Idade, celebrados no último domingo (1º). O ponto alto do dia foi às 15h, com o início do baile, que contou com a apresentação do cantor Byrnne Show. Na mesa de som, um repertório variado, com ritmos como seresta, forró, pagode, Axé Music, samba e arrocha.
Segundo a gerente do abrigo, Valéria Brito, essa é só a primeira de um conjunto de atividades que estão programadas para este mês. “Estamos começando hoje com o baile, e a nossa programação coincide com o início da primavera, então nós teremos cantigas de roda, samba, iremos ao zoológico e também ao Hotel Fazenda. Eles estão eufóricos, na expectativa de recordar o passado deles e ao mesmo tempo de ver coisas novas. Nós promovemos diversas comemorações em datas celebrativas, pois são eventos muito importantes para eles”, disse.
“Iniciamos o mês da pessoa idosa com muitas atividades, das quais eles participaram ativamente. Proporcionamos aula de hidroboxe, rodas de conversa sobre temas importantes para eles, como nutrição, serviços e benefícios socioassistenciais e estamos finalizando o dia de hoje com esse baile festivo. É muito bom ver a atuação deles em todas as atividades. Isso mostra que, proporcionando a acessibilidade, é possível ofertar uma vida ativa, produtiva e feliz para os idosos”, acrescentou o secretário da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
Diversão e recordação – As canções apresentadas durante o baile reforçaram a paixão que Antônio Lázaro Matos, 75 anos, tem pela música. “Eu sempre gostei muito de música e de dançar também. Eu sempre gostei muito da Jovem Guarda e o meu cantor preferido é Roberto Carlos, mas eu também gosto de um samba e de um forró. Todos os dias eu escuto música no meu quarto e nos espaços de lazer do abrigo, então esse baile aqui hoje está sendo uma distração maravilhosa para mim”, afirmou.
Para Lúcia Maria da Conceição, 81, foi um dia ótimo. “Eu cortei o cabelo e almocei fora. A comida estava tão boa, que eu repeti o prato. E agora, tem o baile para me animar. O tratamento aqui é maravilhoso e eu não tenho do que reclamar. Aqui nós recebemos os cuidados de vários profissionais e graças a Deus não nos falta nada”, afirmou.
Pela manhã, cabeleireiros deram um toque nos cabelos dos idosos, com serviços como corte e pintura. Em seguida, a turma foi ao Restaurante Popular Prato da Gente, em Pau da Lima, onde contou com um cardápio diferenciado, participaram de uma roda de conversa no auditório do equipamento e sorteio de brindes.
Programação – As atividades do Dia Nacional do Idoso tiveram início no último sábado (30) e se estendem até novembro, com um passeio a um Hotel Fazenda. No sábado, seis idosos assistidos no Dom Pedro II foram à Praia da Preguiça, no Centro, para participar de uma aula de hidroboxe, por volta das 7h.
Na próxima quinta-feira (5), os idosos irão participar da atividade Cantigas de Roda Quem Souber Canta, por volta das 10h; no dia 10, a diversão ficará por conta dos jogos de mesa; no dia 16, profissionais do abrigo irão promover atividades físicas e samba de roda no abrigo; já no dia 19, haverá um bate-papo com os idosos sobre os cuidados com a mulher, em alusão ao Outubro Rosa.
A programação segue no dia 24 com contação de história, como parte da proposta “Exercitando a Mente”; no dia 26, a turma irá ao Jardim Zoológico; no dia 31, os idosos farão uma apresentação da Escolinha do Professor Raimundo e haverá um almoço com a comemoração do aniversariante do mês. As atividades em alusão ao Dia Nacional do Idoso serão encerradas no dia 23 de novembro com um passeio ao Hotel Fazenda Bastião, situado na Zona Rural de Santa Teresinha.
Administração – Situado no bairro de Piatã, o Abrigo Dom Pedro II é gerido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre. O local conta com 55 idosos, que recebem cuidados de uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, entre outros.
Fotos: Lucas Moura/ SecomReportagem: Priscila Machado/ Secom