No último domingo (8), na Praia da Preguiça, em Salvador, aconteceu a 9ª e penúltima etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. A disputa, que reuniu cerca de 500 atletas, contou com provas acirradas nas categorias mirim (no percurso de 300 metros), petiz e prova rápida (no percurso de 700 metros) e a prova principal, que teve um trajeto de 4 km, com saída no Porto da Barra e chegada na Praia da Preguiça.
Na prova principal, os destaques foram as vitórias das jovens promessas Vitória Beatriz Rosário, atleta da Seleção Brasileira de Águas Abertas da categoria juvenil, e o atleta Arthur Pasos Brito, também da categoria juvenil. Arthur desbancou o líder do campeonato, Ronaldo Zambrano, e Vitória Rosário, atleta de Itabuna, com essa conquista, abre ainda mais a vantagem no campeonato baiano.
Veja como ficou o pódio geral da etapa:
Masculino
1° Arthur Pasos Brito (YCB)
2° Ronaldo Zambrano (YCB)
3° Luiz Camargo (YCB)
4 °Marcos Do Carmo (YCB)
5° Renan Santos (RHANC Costa Verde)
Feminino
1° Victoria Beatriz Rosário (CEPE)
2° Luisa Sugimoto (YCB)
3° Eduarda Jorge (YCB)
4° Maria paula Esper (YCB)
5° Sinara Pasos (AAB/CTRA)
A manhã foi de movimentação na Praia da Preguiça. O local abriga diversos esportes, incluindo praticantes de canoa havaiana, beach vôlei, dentre outros, e, em especial, abraçou os nadadores de águas abertas. A competição registrou um público bem variado, desde atletas de alto rendimento a atletas amadores do esporte, como as atletas octogenárias, dona Valdete e dona Marília Barreiros, na categoria de 80 à 84 anos.
“Foi uma prova crucial para a pontuação geral do campeonato, mas também de incentivo aos nadadores de todas as categorias. Essa etapa representou a dedicação e o espírito de superação que vemos em nossos atletas, como os exemplos que temos da categoria 80+. É uma oportunidade única para eles desafiarem seus limites e desenvolverem suas habilidades. Estamos orgulhosos e prontos para a próxima etapa”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
RETA FINAL
O campeonato chega a sua reta final, com a última etapa prevista para acontecer na Praia de Inema, nos dias 10 e 11 de novembro. Em Inema também acontecerão as finais do Campeonato Brasileiro, o que faz a pontuação da etapa valer mais pontos. Os atletas, além de estarem finalizando o campeonato, estão em disputa das poucas vagas para a aguardada Travessia Itaparica-Salvador, que acontece em dezembro.
Bahia Notícias