A Prefeitura de Salvador realiza, até a próxima segunda-feira (23), um ciclo de palestras para capacitar servidores municipais no atendimento a pessoas com deficiência na capital baiana. O evento, denominado Formação Continuada: Promoção da Inclusão na Perspectiva Social, começou na última segunda (16) e terá cinco encontros, cada um focado num tipo de deficiência, com palestras realizadas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) especializadas no acolhimento a esses públicos. A expectativa é treinar, neste primeiro momento, 100 profissionais que trabalham no atendimento direto aos cidadãos.
A iniciativa é da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD), parte da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Além de servidores da própria pasta, foram convidados profissionais da Guarda Municipal de Salvador (GCM), da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), da Mobilidade (Semob), da Saúde (SMS), da Educação (Smed) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Os cursos estão sendo realizados no auditório da sede da Sempre, localizada na Rua da Argentina, no Comércio.
“A gente entende que, quanto mais os servidores estiverem munidos de informações, maior será a possibilidade de eles prestarem um atendimento de qualidade ainda melhor para as Pessoas com Deficiência (PCD) nos equipamentos da Prefeitura. Nossos servidores estarão mais preparados para acolher, por exemplo, uma criança com autismo, para saber atender uma pessoa cega ou uma pessoa surda ou como devem se comportar diante de uma pessoa com deficiência física. Sempre de uma maneira mais humanizada, mais empática e também politicamente mais correta”, explicou a diretora da DPCD, Daiane Pina.
Programação – No primeiro encontro, ocorrido na segunda-feira, o tema foi o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As palestrantes foram Ana Cláudia Matos e Gabriela Mangabeira, profissionais do Instituto Neurológico da Bahia (ION). Na terça-feira (17), a palestra foi sobre pessoas com Deficiência Intelectual e Múltiplas, com a presença de Nilma Freitas, psicóloga da Apae Salvador.
Nesta quarta-feira (18), a palestra foi sobre Deficiência Física, com a presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), Silvanete Brandão. Na quinta-feira (19), a partir das 8h, o tema será Deficiência Auditiva, com Cíntia Santos, profissional do Centro de Surdos da Bahia (Cesba). O último encontro, na segunda-feira (23), será sobre Deficiência Visual, com a palestrante Shirley Moraes, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB).
Demanda – O agente de salvamento aquático Raimi Sanches, de 38 anos, é um dos participantes da formação continuada. Ele, que atua há 15 anos na Salvamar, disse que a capacitação é fundamental para a atividade que desenvolve no dia a dia. “Considero a praia o ambiente de lazer mais democrático da nossa cidade. É um local aberto para que todos possam frequentar e, portanto, precisamos fazer dele um ambiente ainda mais inclusivo. Para a nossa classe, é importante demais adquirir informações que nos ajudem a melhorar o nosso serviço e, assim, acolher bem a todas as pessoas com deficiência”, disse.
Segundo Daiane Pina, a formação continuada surgiu justamente de uma demanda recorrente dos agentes públicos de Salvador. “É a primeira vez que acontece esse treinamento, e a ideia veio por meio do Sempre Ouvindo, um programa criado pela Sempre para ouvir sugestões dos nossos servidores. Uma das questões apontadas foi a ausência de formação específica para atender ao público PCD”, afirmou.
A escolha dos servidores que estão participando do treinamento foi realizada pelas próprias pastas, levando em conta os setores que mais demandam esse tipo de atendimento especializado. A ideia da Sempre é oferecer a formação para mais servidores municipais.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS
Reportagem: Letícia Silva e Vitor Villar/Secom PMS