Para a maioria dos candidatos a uma vaga na universidade, a redação, que é um dos principais pontos de preocupação, pode ser também a chave que vai abrir as portas para o Ensino Superior. A TV Conexões – Estação do Saber, vem apresentando, todas às quintas-feiras, a série “Descomplique sua Redação”, com a professora da rede estadual de ensino e idealizadora do projeto, Vina Queiroz, que exibe, de forma leve e descontraída, dicas para facilitar o processo do desafio da escrita. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEBs), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o programa é transmitido às 15h30, no canal oficial no YouTube da TV Conexões (https://bit.ly/3HmeMfX).
Mais de cinco mil estudantes já assistiram ao programa, que tem em média de 15 a 30 minutos de duração e apresenta, a cada semana, soluções para as principais dúvidas dos estudantes sobre a redação do Enem, como a estruturação e elaboração do texto, além de dicas importantes sobre o que o corretor do exame espera das redações. As dúvidas chegam à professora via e-mail ou contato telefônico, além das redes sociais. Nesta quinta-feira (26), será apresentado o episódio 14 da primeira temporada. De acordo com Vina Queiroz, a metodologia foi criada a partir de suas observações, analisando as redações que alcançaram notas máximas em exames anteriores com outras que não obtiveram o mesmo resultado.
O estudante Carlos Alexandre, 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, localizado no bairro de Tancredo Neves. Ainda faltando dois anos para participar das provas do Enem, que pretende realizar para cursar Psicologia, ele já estava se preparando para o exame. Assistir ao “Descomplique sua Redação” faz parte da sua rotina de estudos, semanalmente. “As aulas da professora Virna são muito boas. Ela consegue passar conteúdos importantes de uma forma leve e descontraída. São dicas simples e práticas que, com certeza, nos orientam para fazer uma boa redação”, avalia.
Descomplicando o emocional – Nesta reta final, a nove dias do Enem, Virna Queiroz aconselha o trabalho com a questão emocional para diminuir a ansiedade e a revisão dos conteúdos mais recorrentes e os que mais pesam na área que cada um escolheu. “A insegurança para a elaboração da redação se deve ao mistério com relação ao tema, que só é revelado na hora da prova, assim como ao peso da nota, que pode aumentar ou diminuir significativamente a posição dos alunos no processo de seleção”, explica Vina Queiroz.
A professora dá algumas dicas para os futuros universitários: “Na sexta-feira que antecede a prova, por exemplo, é importante se descontrair. No sábado, reserve o material e documento necessários, além de uma garrafinha de água e um lanche”, aconselha. Já no dia do Enem, quando o aluno estiver na cadeira para realizar a prova, a professora indica fazer uma respiração para oxigenar o cérebro e diminuir a tensão, que consiste em inspirar, contando até três, depois expirar, soltando o ar e, desta vez, contando até seis, repetindo esse movimento cinco vezes. Assim que receber a prova, outra dica importante é folhear o caderno, sem fazer a leitura de nenhuma questão, porque o coração já está acelerado e pode aumentar ainda mais a ansiedade.
Fonte: Ascom/SEC