Assim como os estudantes da capital baiana, os das escolas estaduais do interior baiano também estão engajados e participando ativamente das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que seguem sendo aplicadas até o dia 10 de novembro. As avaliações, que são feitas em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidiam o diagnóstico da Educação Básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Também oferecem elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.
No município de Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (26), foi a vez dos estudantes do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto responderem as avaliações. Érica Alves, 19, do curso técnico em Agropecuária, falou sobre a importância das provas. “Aqui, na escola, a gente já vinha se preparando para as avaliações do Saeb e todos os colegas se mostraram engajados. Eu acho essencial que os alunos participem, pois serve para avaliar o nosso desemprenho”.
As avaliações do Saeb também foram realizadas no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado em Miguel Calmon, com a participação de 100% dos estudantes das turmas de 3º ano integral. A líder de classe Lais Lima, 18, 3º ano, disse que mobilizou todos os colegas para fazerem as provas. “Fiz um trabalho de conscientização sobre a importância do Saeb e todos participaram. Eu gostei muito das provas e do nível das questões, pois foram bem elaboradas e abordaram assuntos que a gente estudou ao longo do ano”.
Quem também gostou de responder as avaliações do Saeb foi Jhadde Timóteo, 18, 3° ano, da mesma escola. “As avaliações foram muito tranquilas para responder. Foi muito bom fazer, pois pude relembrar alguns conteúdos como, por exemplo, trigonometria, em Matemática. Além disso, me estimulou a praticar o raciocínio lógico e a interpretação das questões”, comentou.
Sobre o Saeb – As avaliações são aplicadas em escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais e que possuam estudantes matriculados no 2°, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica e, também, para turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil. As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).