Com a reforma, o posto de atendimento do Procon-BA terá capacidade para realizar 1,5 mil atendimentos por mês
Após as obras de requalificação e modernização, o posto central do Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor da Bahia), localizado na Av. Carlos Gomes, em Salvador, será reaberto ao público nesta terça-feira (7), às 9h30. A nova estrutura conta com oito (8) guichês de atendimento e dois (2) para triagem, sala de espera, piso tátil e rampas de acesso para pessoas com deficiência, além da revisão na parte elétrica e de sanitários, tornando a unidade mais moderna e acessível para a população baiana.
Com a reforma, o posto central do órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), terá capacidade para realizar 1,5 mil atendimentos por mês. O horário de funcionamento também será alterado para garantir a qualidade dos serviços do órgão de defesa do consumidor, que será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, por ordem de chegada, e das 13h às 16h, por agendamento prévio, através da plataforma digital www.ba.gov.br ou pelo aplicativo ba.gov.br, lançado pelo Governo da Bahia, no último dia 1º. Visando à melhoria dos serviços prestados pelo Governo da Bahia ao público baiano, a ação do Procon-BA/SJDH foi feita em parceria com a Secretaria de Administração da Bahia – SAEB, por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão – SAC.
“A requalificação do posto central do Procon-BA vai trazer melhorias aos serviços prestados ao público consumidor baiano. Nossa meta é promover o acesso à justiça e aos direitos com conforto, transparência e tranqüilidade, buscando a harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo, de modo a resguardar direitos de consumidores e fornecedores”, afirma o superintendente do órgão, Tiago Venâncio.
No local, o público poderá receber orientações relacionadas ao direito do consumidor, além de registrar reclamações nos casos que envolverem cobranças indevidas, defeitos em produtos, ofertas enganosas ou abusivas, má prestação de serviços, problemas relacionados ao abastecimento de água e de energia elétrica, renegociação de dívidas, além da distribuição de material informativo.
A população poderá fazer reclamações contra diversas empresas, a exemplo de comércio eletrônico, instituições financeiras que envolvem bancos, administradoras de cartões de crédito, operadoras de telefonia fixa, móvel e internet, comércio varejista, transporte aéreo, administradoras de consórcio, operadoras de planos de saúde, dentre outras empresas.
Além da assistência presencial, as tratativas entre o Procon-BA e o consumidor continuam de maneira virtual, agendado pelas plataformas digitais do Governo da Bahia (Ba.gov.br). O consumidor também conta com a plataforma Consumidor.gov.br. para garantir o seu direito de reclamar diretamente com o fornecedor e monitorado pelo Procon- BA.
Fotos: Ascom-SJDH- Procon/BA
SERVIÇO
O QUE? Reabertura do Posto Central do Procon-BA
QUANDO? 07/11 (terça-feira), às 9h30
ONDE? PROCON Central- Rua Carlos Gomes, n 746, Centro, Salvador/Bahia