Uma dieta balanceada com a suplementação adequada de nutrientes pode ser uma grande aliada em ajudar na diminuição do risco de câncer de próstata
No mês em que são celebrados o Dia Internacional do Homem (19/11) e o Novembro Azul, diversas campanhas são feitas para reforçar a importância da prevenção ao câncer de próstata e promover a saúde do homem. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros. O alerta para a doença abre espaço para uma reflexão mais ampla sobre os pilares da saúde masculina, a partir de práticas preventivas, como atividade física regular e alimentação saudável.
“Alguns estudos indicaram que uma dieta rica em frutas e vegetais, particularmente aqueles que contêm antioxidantes, como licopeno (encontrado em tomates) e selênio (encontrado em castanhas do Brasil e sementes de girassol), pode estar associada a um risco reduzido de câncer de próstata”, explica o sócio-proprietário da rede Palato Especiarias e especialista em suplementação, Pedro Lisboa.
Além disso, a suplementação de micronutrientes pode contribuir no processo de cuidado da saúde do homem porque as vitaminas e minerais são essenciais para o crescimento, função imunológica, combate a doenças e outros benefícios para o corpo. “Para a manutenção da saúde do homem, podem ser indicados suplementos de vitamina E, zinco, selênio ou complexos de vitaminas, adequados para as suas necessidades”, conta Pedro que reuniu os suplementos mais indicados para a manutenção da saúde do homem,
– Multivitaminas masculinas:
“Elas são formuladas para atender às necessidades específicas dos homens, muitas vezes com níveis aumentados de certas vitaminas e minerais essenciais para a saúde masculina, como vitaminas B, vitamina D, zinco e magnésio”, explica Pedro.
– Ômega-3:
O especialista afirma que “o ômega-3, geralmente encontrado em óleo de peixe, pode ajudar a promover a saúde cardiovascular, reduzir a inflamação, melhorar as articulações e fortalecer os músculos”.
– Coenzima Q10:
Em relação a coenzima Q10, Pedro informa que é uma substância produzida pelo corpo com propriedades antioxidantes essenciais para a produção de energia. “Ela contribui na saúde cardiovascular e pode ajudar a manter a saúde do coração”, relata.
– Suplementos de zinco:
O zinco é simplesmente vital para a manutenção e promoção do bom funcionamento do corpo, afirma Pedro. “É um mineral que desempenha um papel essencial em várias funções corporais, incluindo a manutenção da saúde imunológica e reprodutiva”, destaca.
– Suplementos de vitamina D:
A deficiência de vitamina D está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e comprometimento do sistema imunológico. “Esse tipo de vitamina ajuda na saúde dos ossos, contribui para o reforço do sistema imune e atua na manutenção de níveis equilibrados de cálcio no sangue”.
– Probióticos:
Os probióticos são microrganismos vivos, normalmente bactérias benéficas, que promovem a saúde digestiva e o equilíbrio intestinal, melhorando assim a saúde imunológica e mental. “Num mundo onde as pessoas consomem vários alimentos que inflamam o intestino e a microbiota intestinal, são cada vez mais comuns os casos de disbiose intestinal, onde há um comprometimento na absorção dos nutrientes de uma alimentação. Os probióticos, aliados a uma alimentação equilibrada, rica em alimentos naturais, verduras, oleaginosas, são capazes de restaurar a microbiota do intestino”.
Pedro reforça que a eficácia e os benefícios específicos dos suplementos podem variar de pessoa para pessoa, e a dosagem correta deve ser determinada de acordo com as necessidades individuais após consultar um médico ou um nutricionista. A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e essências na Bahia e oferece uma variedade de itens, disponibilizados nas lojas localizadas na Ferreira Costa, Itapuã e Simões Filho.