Chico Araújo
Foi um final de semana sem o brilho que as torcidas de Vitória e Bahia queriam.
Ontem à noite, no Barradão o Vitória teve a chance de fechar o ciclo de seis temporadas e confirmar o retorno à Série A.
Saiu perdendo para o Vila Nova, gol de Caio Dantas no início do primeiro tempo. O Leão teve dificuldade de igualar o placar, o que aconteceu somente aos 37 minutos da segunda etapa, com Matheusinho.
Se vencesse, carimbava o acesso, que diga-se da passagem, ninguém tira das mãos do rubro-negro. Mas, o resultado acabou frustrando a festa dos quase 30 mil torcedores que foram ao Barradão, lotação esgotada. Duas partidas seguidas em casa para vencer e dois empates e agora o Vitória vai ao estádio Jorge Ismael de Biase, no domingo para enfrentar o Novorizontino, quinto colocado precisando pontuar para acabar com “agonia” positiva da torcida.
Além disso, vencendo conquista também o título, já que restariam duas rodadas e poderia até ser alcançado na pontuação, já que o Juventude tem seis pontos a menos, mas o Leão tme número de vitórias superior.
O técnico Léo Condé analisou assim o resultado
– sonora – – Estão todos chateados por não concretizar o acesso diante do torcedor, mas conscientes do que estamos fazendo ao longo da competição. Com 66 pontos é muito difícil uma equipe chegar. É para se orgulharem da campanha que estão fazendo. É uma equipe madura, consciente, que sabe que vai ter que fazer mais uma boa semana.
Mais uma semana de expectativa para a torcida que pode ter duas comemorações no domingo, acesso e título. E vale lembrar que o título garante também uma vaga na Copa do Brasil, fechando o ano com chave de ouro.
+++
O Bahia tropeçou no sábado dentro da Arena do Grêmio. Com uma formação defensiva, já que abriu mão dos atacantes, mantendo apenas Everaldo e Cauly na armação de jogadas, o Bahia acabou fazendo um bom jogo contra o Grêmio, perdeu muitas oportunidades e acabou punido com o gol de Suazez, na segunda etapa.
Agora o tricolor terá duas partidas dentro de casa. A primeira na quinta-feira, contra o Cuiabá e depois no domingo contra o Athletico Paranaense.
Outros resultados mantiveram o Bahia na décima quarta colocação. O Cruzeiro perdeu em casa para o Internacional, por 2×1 e o Goiás acabou vencendo o Ciritiba no Couto Pereira. UM resultado que deixou o tricolor a dois pontos da zona de rebaixamento.
O técnico Rogério Ceni explicou assim a partida
– Sonora Ceni – – Sobre a formação, achamos que seria a melhor para enfrentar o Grêmio. Usamos praticamente todos os jogadores. Nós produzimos bastante. Foi, para mim, o melhor dos dez jogos [do Bahia desde que cheguei]. Fora de casa, jogamos sem pressão, controlamos o jogo. No primeiro tempo acho que faltou acreditar mais que dava para vencer. E no segundo nós acreditamos, mas falhamos. O árbitro falhou primeiro, mas isso já estava incluso. Na falha dele, nós também não reagimos bem ao lance que originou ao gol. Mas foi uma boa partida do time. Acho que o resultado não condiz com o jogo
O torcedor tricolor que tem secador em casa vai ter que ligar hoje.
Dois jogos interessam diretamente. O Santos recebe a visita do Cuibá. Pontuando, passa o Bahia. E o Vasco enfrenta o líder Botafogo, que precisa do resultado para manter a ponta da tabela. O Vasco pode igualar a pontuação do Bahia, mas não ultrapassa devido ao saldo de gols.
+++
E ontem teve semifinais do Campeonato Intermunicipal, a maior competição amadora do País. Itamaraju goleou Quijingue por 3×0. A partida da volta será em Quijingue no próximo domingo e a equipe da região Nordeste do Estado vai ter que reverter o placar para tentar o bicampeonato.
Na outra partida, nova goleada. Porto Seguro aplicou 4×0 em Castro Alves. A segunda partida acontece na casa da equipe do Recôncavo que também vai ter dificuldade para virar o resultado a seu favor.