Segundo uma pesquisa da Abacus, startup que aprimora a relação da educação com estudantes por meio de games, 82% dos dois mil pais entrevistados, de diferentes regiões do Brasil, afirmam que seus filhos não gostam de estudar e necessitam de estímulos adicionais para se envolverem com as matérias escolares. Por outro lado, 80% relatam que seus filhos têm interesse e afinidade com jogos eletrônicos. Diante desse cenário, como é possível utilizar os games como ferramenta para promover o engajamento e o aprendizado dos estudantes?
Victor Moutinho e Filipe Gouveia, formados em Administração de Empresas e cofundadores da Abacus, acreditam no potencial dos jogos como instrumento de transformação na educação e, por isso, desenvolveram o Mundo Abacus, uma plataforma que busca engajar os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e criativo.
Por meio de uma interface baseada no Roblox, jogado diariamente por 45 milhões de pessoas no mundo, e de uma plataforma bilíngue, que permite um conteúdo com dois idiomas simultâneos, o Mundo Abacus possibilita que crianças e adolescentes aprendam a matéria de tecnologia, composta por conceitos de pensamento computacional, programação, segurança digital e cyberbullying, além de recompensá-los com gift cards populares no mercado, como iFood, Google Play, Uber, Roblox e Minecraft, conforme eles avancem no jogo.
“De acordo com a nossa pesquisa, 30% dos pais gastam cerca de R$ 40 por mês com gift cards para seus filhos, enquanto 80% pagam uma mesada, em média, de R$ 70. Ao mesmo tempo, 85% deles acreditam que dar gift cards em troca do dever de casa é interessante. Esses dados já são o suficiente para indicar que há uma forma de unir o útil ao agradável e investir em uma mesada inteligente que, dando recompensas para as crianças, irá estimulá-las a aprender mais. O Roblox, por exemplo, é jogado por 35% das crianças entrevistadas. Portanto, a nossa missão é unir os games com a educação atingindo o maior número possível de engajamento de estudantes das escolas públicas e particulares.”
Filipe e Victor estão à disposição para mostrar como os jogos podem ajudar no engajamento dos estudantes nas escolas.
Podmeos abordar pontos como:
– Como a Abacus combate o baixo engajamento nos estudos por meio dos games?
– Como funciona o sistema de recompensas e mesada inteligente?
– Qual é a importância de introduzir, desde cedo, conceitos de tecnologia bilíngue e conexão digital para crianças? Eles costumam ser aplicados nas escolas?
– Como esses conceitos são abordados no Mundo Abacus?
– De que forma o Mundo Abacus cria valor no tempo de tela dos estudantes?
– Quanto aos benefícios para as escolas, como os professores podem aproveitar o Mundo Abacus para atrair os alunos em disciplinas tradicionais?