Um dos principais astros da tradicional festa em homenagem à Iemanjá, a embarcação “Rio Vermelho”, responsável por navegar com o presente principal à Rainha do Mar, passa por manutenções, a poucos dias da celebração.
O barco é responsável pela entrega há 40 anos, com o suporte das embarcações Popoka e Velho Panta. As homenagens acontecem no dia 2 de Fevereiro, e de acordo com Fernando Lopes, dono da embarcação, as manutenções estarão finalizadas antes do período previsto.
Os serviços realizados são na quilha em todo o casco, reforço de fibra e manta. Em 2022, o pescador investiu quase R$ 10 mil para reformar barco. Naquela oportunidade, foram realizadas ações na tábua do fundo e até uma peça do motor, que havia quebrado, foi substituída.
Após o término dos reparos, a embarcação passa por uma última vistoria da Capitania dos Portos da Bahia e aguarda o dia do festejo em homenagem a mãe das águas.
Festa de Iemanjá
A festa em homenagem à Iemanjá tem como principal ponto de concentração o bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao longo do dia, uma multidão de fiéis se forma para reverenciar a orixá.
Iemanjá recebe diversos presentes, como rosas e perfumes. Também tem gente que faz balaios, com vários presentes, paga um pescador e, com um barquinho, vai no mar saudar a orixá.
G1