A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) iniciou na terça-feira (16) uma operação para eliminar as pichações realizadas por ambulantes nos locais designados para o Carnaval, na Barra (Circuito Dodô). A ação visa a organização desses espaços e a conscientização sobre o crime ambiental e de vandalismo, conforme a Lei Municipal 8.645/2014.
As atividades contam com o apoio da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). É o primeiro ano que a pasta realiza o combate a este tipo de pichação que, além de ser crime, suja as ruas com tintas de diversas cores. Quem for pego cometendo este tipo de infração pode ser encaminhado para delegacia.
Foram 4.110 vagas preenchidas por trabalhadores informais que irão estar nas ruas durante o período carnavalesco. O secretário da Semop, Alexandre Tinôco, destaca as ações que foram realizadas para os trabalhadores informais, nos últimos meses. “Lançamos um novo sistema de credenciamento, estamos capacitando os vendedores ambulantes e precisamos realizar essa fiscalização de combate a pichação pois, além de ser crime, gera custos aos cofres da Prefeitura”, afirma.
Os ambulantes serão organizados nos circuitos do Carnaval após capacitação e entrega dos novos kits de trabalho. Os acessos aos locais serão liberados na véspera da folia. A Semop estará com as equipes de fiscalização nas ruas para orientar e manter os ambulantes organizados nas vias públicas, de maneira tranquila, para evitar fechar os acessos ou impedir os pedestres de caminhar pelas vias públicas.
Foto: Ascom/Semop