No próximo domingo (4), às 9h, acontecerá a tradicional festa de carnaval de rua ‘Banho de Mar a Fantasia’, na Ladeira da Preguiça, no Centro Antigo de Salvador. O cortejo pré-carnavalesco terá palco fixo, diversas atrações musicais, exposição e workshop, além de levar para as ruas o debate sobre o direito à cidade, com o tema “Se a Cidade Fosse Nossa”.
Com estimativa de público de cerca de 60 mil pessoas, a festa contará com muitos artistas locais da nova geração e atrações que já levam multidões desde os carnavais mais antigos. A pluralidade de ritmos também fará parte do repertório, com reggae, samba, samba reggae, afoxé e pogotrap, entre outros.
Com 90 anos de história, a festa gera renda para as comunidades da Preguiça e região, promove a cultura popular e o turismo local e reivindica melhores condições de vida para a população. “Além de entreter, o Banho de Mar a Fantasia é um manifesto carnavalesco que coloca o povo na rua, festejando pacificamente, em prol da igualdade de direitos e por oportunidades”, disse Nilma Santos, coordenadora de Comunicação do Centro Cultural que Ladeira é Essa?.
Pela primeira vez, o Banho de Mar a Fantasia levará o tapete branco da paz, Filhos de Gandhy, para as ruas, abrindo o cortejo. O bloco de afoxé é também coprodutor da festa e reforça a importância do tema deste ano. “Defender o direito à cidade para todos é a nossa bandeira. Queremos uma Salvador que assegure igualdade social, direito à moradia, que valorize nossa história, o Centro Histórico, a cultura afro, popular. Queremos uma cidade com inclusão urbana, social, ambiental e econômica das comunidades, negros e mulheres”, disse Ademário Costa, diretor de Relações Institucionais dos Filhos de Gandhy.
Outra novidade é a exposição fotográfica “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, do fotógrafo italiano e radicado no Brasil Antonello Veneri, que estará disponível para visitação, nas fachadas dos casarões na Ladeira da Preguiça, nos dias 04 a 14/02.
O cortejo sairá da Ladeira Preguiça e passará pela Av. Carlos Gomes e Dois de Julho, puxado ao som do bloco afro Muzenza do Reggae, o samba de Síbí Dúdú, que apresenta Mãos no Couro, e Charanga Unirson. No palco, terá workshop DNA do Samba Reggae para crianças, Dj Libre Ana, In9 Som, Dj Lunna Monty, Guiga de Ogum, Samba Ohana, Marcia Castro, Ministereo Publico Sistema de Som e Àttoxxaá.
O Banho de Mar a Fantasia é realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira É Essa? Comunidade da Ladeira da Preguiça, produção da DusDois Produção Cultural e Comunicação Visual, coprodução do Afoxé Filhos de Gandhy, Motirô Bahia, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Coletivo Resistência Preta, Olojá Filmes, TVE, Rádio Educadora FM, e patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria Estadual de Turismo, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Governo da Bahia (Setre) e da Bahiagás.
Fontes para entrevistas: Nilma Santos – Coordenadora de Comunicação do Centro Cultural que Ladeira é Essa? e Ademário Costa – Diretor de Relações Institucionais do Filhos de Gandhy.
Assessoria de imprensa: Luciana Rosa (71) 99725-7019
PROGRAMAÇÃO:
PALCO:
Workshop DNA do Samba Reggae
In9 Som
DJ Libre Ana
DJ Lunna Monty
Guiga de Ogum
Samba Ohana
Ministério Público
Àttoxxá
Marcia Castro
CORTEJO:
Afoxé Filhos de Gandhy
Muzenza
Ṣíbí Dúdú – apresenta Mãos no Couro
Charanga Unirson
EXPOSIÇÃO:
“Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, de Antonello Veneri
04/02 a 14/02 – Fachadas dos casarões na Ladeira da Preguiça