Os maestros Fred Dantas, Paulo Primo, Sergio Benutti e Zeca Freitas prometem um passeio completo pelos carnavais de todos os tempos
Quatro orquestras, quatro maestros e oito bailes com repertórios diferentes, que farão um passeio riquíssimo pela música popular brasileira, através dos sucessos do carnaval, mas também a partir de canções nacionais e internacionais que ganharam arranjos especiais dos maestros Fred Dantas, Paulo Primo, Sergio Benutti e Zeca Freitas. Tudo isso vai acontecer, de forma gratuita, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, nos bailes que serão realizados de 10 a 13 de fevereiro, das 18h às 22h, no “Coreto das Orquestras”, que terá dois bailes por dia. E os maestros chamam toda a família para sambar, pular carnaval, cantar junto, curtir música boa de todos os tempos e também pedem que ninguém esqueça das fantasias. O convite é para uma festa pensada para todas as gerações, num lugar seguro (com direito a pôr-do-sol), estrutura bem montada para receber e todos e muitos bons bares e restaurantes ao redor. O “Coreto das Orquestras” é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador através da Saltur.
Confira a programação
10/02 – sábado
18h- Orquestra Paulo Primo
20h – Orquestra Fred Dantas
11/02 – domingo
18h- Orquestra Sérgio Benutti
20h – Orquestra Zeca Freitas
12/02- segunda-feira
18h- Orquestra Sérgio Benutti
20h – Orquestra Paulo Primo
13/02 – terça-feira
18h- Orquestra Zeca Freitas
20h – Orquestra Fred Dantas
O que cada maestro vai fazer:
Fred Dantas – Este ano a homenagem da Orquestra Fred Dantas vai para Moraes Moreira, compositor, cantor e violonista nascido na cidade baiana de Ituaçu, que se projetou nacionalmente como um dos fundadores do grupo Novos Baianos. Posteriormente, em carreira solo, revolucionou o Carnaval ao colocar sua voz ao lado das guitarras do trio elétrico Dodô e Osmar. Inicialmente interpretando frevos tradicionais do acervo instrumental do lendário trio, aos quais foram adicionadas letras, Moraes encantou e modificou o Carnaval do Brasil ao projetar canções como Pombo Correio, Chão da Praça, Chame gente e Grito de guerra. Foi um pioneiro também ao incorporar ritmos afro-baianos ao repertório do trio elétrico, estabelecendo uma ponte para o movimento seguinte, a chamada Axé-music. Além desse repertório-homenagem a Orquestra Fred Dantas irá tocar nos a receita musical preferida dos seus admiradores: marchinhas carnavalescas tradicionais, samba da Bahia e arranjos da Música Axé, inclusive com exemplos de músicas preferidas do carnaval de 2024.
Paulo Primo – Tocando em orquestra há 45 anos, o maestro Paulo Primo fará uma homenagem ao maestro Sergio Souto, e terá no palco, al´me dos seus músicos, os cantores Magno Santé, Dheya Lessa e o jovem talento Luís Orlando, de apenas 13 anos. A Orquestra Paulo Primo tocará, com arranjos autorias, sucessos de compositores como Moraes Moreia, Gilberto Gil e Gerônimo, além dos grandes sucessos dos carnavais brasileiros de todos os tempos.
Sergio Benutti – No repertório da Orquestra Sergio Benutti as mais famosas músicas de carnaval, desde as marchinhas até a axé music. Composta por 16 músicos, a orquestra terá um cantor e uma cantora que farão duetos inspirados. Vai ter samba também e um repertório que o público conhece, canta junto e dança. Haverá também algumas músicas instrumentais para mostrar o impacto que 10 instrumentos de sopro fazem e mostrar a musicalidade tradicional de uma orquestra, sempre com momentos animados para os foliões.
Zeca Freitas – O maestro Zeca Freitas vai fazer suas apresentações em homenagem ao bairro do Carmo, onde está situado o Coreto das Orquestras, em pleno Largo do Santo Antônio. A cantora especialmente convidada é a talentosa Ana Barroso. No repertório, marchinhas, frevos, músicas autorais, samba baiano e sucessos de carnavais de todos os tempos.