Na maratona de bloco, camarote, pipoca e circuitos diversos é comum que as pessoas pulem refeições, durmam pouco, consumam bebidas alcoólicas em excesso e se alimentem de “comida de rua” no período carnavalesco. Mas, para evitar qualquer tipo de contratempo, é fundamental reforçar a imunidade, seguindo cuidados básicos com a alimentação.
De acordo com a nutricionista Patrícia Souza, da Doce Pão Delicatessen, antes do folião ir para a rua, é necessário realizar uma alimentação completa e que proporcione energia e saciedade para aguentar os dias de festa. “Neste sentido, invista em verduras, proteínas, legumes e carboidratos, como arroz, macarrão, batata, pão e cereais. Alimentos gordurosos, no entanto, devem ser evitados, pois podem aumentar as chances de desregular o intestino”, explica
A nutricionista destaca ainda que é preciso também ter atenção com a hidratação, já que muito líquido é perdido naturalmente na transpiração, quando são eliminados sais minerais importantes do organismo. Por isso, é fundamental repor com água, água de coco, sucos naturais e isotônicos. Patrícia Souza recomenda intercalar água entre a ingestão de bebida alcoólica, como também evitar longo período em jejum para não ter quadro de hipoglicemia – baixa concentração de glicose no sangue. “Outra orientação é, ao retornar pra casa, fazer um suco detox, pois além de hidratar, protege o sistema imunológico. Uma receita simples e prática é bater no liquidificador abacaxi, água, hortelã e limão. Após formar um caldo grosso, coe e tome”, detalha.
E se sentir fome na rua, o que fazer? A dica da nutricionista é levar alguns itens de casa, como barra de cereal e biscoito integral. Mas, se optar por comer na rua, o ideal é buscar sempre um local que ofereça boa estrutura e higiene, além de bom condicionamento dos produtos. Portanto, evite alimentos expostos a temperaturas e conservação inadequadas, pois são mais vulneráveis à proliferação de bactérias.
Doce Pão
Quem quiser se alimentar antes de cair na folia, a Doce Pão é uma alternativa. Com opções variadas de café da manhã, almoço e jantar, além da padaria, a rede de delicatessen está presente em cinco bairros estratégicos de Salvador – Pituba, Matatu, Brotas, Uruguai e Jardim Cruzeiro. Nesta época do ano, a marca aumentou o fornecimento de frutas, lanches rápidos e práticos, tendo em vista a passagem constante de clientes e turistas.