A Unidos do Viradouro é a grande vencedora do carnaval do Rio de 2024. A apuração das notas ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22, pela primeira vez na Cidade do Samba, na capital carioca, após decisão tomada pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
O segundo lugar fico para a Imperatriz Leopoldinense seguida por Grande Rio, Salgueiro, Portela e Visa Isabel. Já a Porto do Pedra foi rebaixada para a Série Ouro
A escola de Niterói foi a última a passar pela avenida na segunda noite de desfiles do Grupo Especial e levou para a avenida da Sapucaí o enredo Arroboboi, Dangbé, sobre a energia do culto ao vodum serpente e a chegada do culto originário do reino de Daomé, na África, em terreiros da Bahia.
Com a liderança do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro levou uma explosão de cores para a Sapucaí, indo além do seu tradicional vermelho e branco, além de iluminação fluorecente para garantir o brilho das alas e alegorias mesmo durante o amanhecer.
A escola também conta com um dos nomes mais famosos à frente da bateria, o mestre Ciça, e com a atriz Érika Januza como madrinha da bateria.
Esse é o terceiro título da Viradouro. A agremiação foi campeã do Grupo Especial duas vezes, em 1997 e 2020, também com o carnavalesco Tarcísio Zanon. No ano passado, a Viradouro conquistou o vicecampeonato, ficando atrás da Imperatriz Leopoldinense, por apenas um décimo de diferença.