A partir desta segunda (19), a TVE exibe a série documental ‘Resistências: arte e palavras para combater a difamação política’, que mostra como a onda de notícias falsas, desinformação e outras violências políticas ligadas à ascensão de grupos radicais políticos de direita são um problema no mundo atual. Com cinco episódios, a obra vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h.
Os capítulos contam as histórias dos intelectuais e artistas Jean Wyllys, Márcia Tiburi, Wagner Shwartz e Debora Diniz, vítimas de ódio político e que, mesmo em exílio em diferentes lugares do mundo, seguiram lutando para sobreviverem à violência da difamação digital, pensando formas de enfrentá-la. Os quatro personagens falam sobre as várias ações de sobrevivência que tomaram na sua luta para reconstruir os lugares que ocupavam antes de serem vítimas da máquina do ódio da extrema direita.
Com linguagem visual direta e uma narrativa jornalística inovadora, a obra documenta as experiências de exílio e a luta contra o fascismo e o discurso de ódio, além de ilustrar como as estratégias de autodefesa através da arte e da palavra podem inspirar muitas outras pessoas que venham a ser vítimas de notícias falsas e de difamação digital programada em todo mundo.
Idealizada e produzida pelo jornalista Francesc Badia, a série Resistências foi produzida pela plataforma britânica openDemocracy, e filmada entre 2021 e 2022, entre Barcelona, Paris, Nova York e Londres.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
TVE exibe a série inédita ‘Resistências’
Quando: De segunda a sexta-feira, a partir do dia 19 de fevereiro, às 18h.
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline.