A Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), inicia nesta quarta-feira (21/2) o cadastro para catadores de materiais recicláveis, que pretendem atuar no Festival de Arembepe 2024, evento que acontece entre os dias 8 e 11 de março. O procedimento, que acontece através do Programa “Sou Reciclador”, será realizado de forma presencial e gratuita até sexta (23), das 9h às 16h, no Núcleo de Assistência Social de Arembepe, localizado na Rua Cabrália, no Loteamento Vilarejo. Ao todo, serão ofertadas 80 vagas.
Estarão habilitados moradores da região de Arembepe, maiores de 18 anos, que já possuem a coleta e a reciclagem como atividade econômica ou pretendem desenvolvê-la durante os dias do festival. Para tanto, é necessário que os candidatos apresentem documentos, como certidão de nascimento, RG ou CPF, além de comprovante de residência ou do abrigo. No ato, o interessado deverá preencher o formulário de cadastramento de catadores, que será disponibilizado durante o atendimento.
Esse é o segundo ano consecutivo que o Programa “Sou Reciclador” fará parte das ações institucionais do Festival de Arembepe. Em 2023, participou também do Camaforró. O intuito é prestar suporte às pessoas que coletam, selecionam, e que vendem materiais recicláveis durante os festejos, a fim de promover a economia circular na cidade e reduzir a quantidade de resíduos descartados, que chegam ao aterro sanitário.
Através do cadastramento, a Limpec fornecerá instrução e suporte necessários aos habilitados por meio do “Kit Catador”. Para recolher os resíduos ao longo dos quatro dias de festa, cada cadastrado receberá crachá com identificação, camisa padronizada e equipamento de proteção individual (EPI).
A Limpec informa, ainda, que os recicladores cadastrados no ano anterior deverão atualizar o cadastro. Outras informações podem ser acessadas no edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição número 2.320/2024.