De acordo com dados do Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP) do estado da Bahia, dos 114.966 registros no estado, 66.676 são femininos, o equivalente a quase 58% do total, contra 48.282 masculinos, pouco mais de 42%. Como forma de homenagear as mulheres pescadoras e marisqueiras da Ilha de Itaparica, a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares, realiza nesta sexta-feira (08), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o lançamento do e-book “Receitas do Mar”. O evento acontece na casa de show LM, na comunidade do Baiacu, em Vera Cruz- Bahia, a partir das 10h e contará com degustação dos pratos e a presença de moradores e autoridades locais.
A iniciativa, que conta com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, reúne um total de 12 receitas realizadas por mulheres da comunidade do Baiacu, sendo o pescado e o marisco a base de cada um dos pratos. “Além disso, estas mulheres trarão em suas receitas suas trajetórias de vida, os saberes ancestrais herdados de suas mães e avós como a organização social, a conservação do meio ambiente, a criação e seus filhos, a organização e manutenção de festas populares como os grupos de samba das mulheres e a relação de respeito com o mar, de onde tiram o sustento de suas famílias com os seus companheiros e filhos”, ressalta o professor Geraldo Fonseca, coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mares.
Após o lançamento, o livro virtual estará disponível gratuitamente no site da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR (https://promar.org.br/). Dentre as mulheres que trarão sua história e culinária no e-book está Clarice dos Anjos. Nascida e criada na comunidade do Baiacu, cresceu vendo sua mãe e demais mulheres da família retirarem do mar o seu sustento. Marisqueira e mãe de três filhos, Clarice sonha em ser cantora e enquanto esse momento não chega retrata o seu talento culinário neste projeto. Confira a seguir a receita de Escaldado de Peixe em posta com verduras:
INGREDIENTES
2 KG de um peixe livre escolha em postas grandes
2 cebolas grandes
3 tomates médios
2 pimentões
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Leite de um coco grande
Corante e cominho a gosto.
3 bananas da terra
1 dúzia de quiabo
½ quilo de abóbora
½ quilo de repolho
3 cenouras médias
2 chuchus médios
MODO DE PREPARO
Temperar as postas de peixes com alho e sal a gosto. Descascar as verduras e lavá-las e colocar na panela para dar uma fervura e colocar as postas de peixes e deixar cozinhar por vinte minutos. Depois do cozimento retire o caldo e acrescente a farinha aos poucos até ficar no ponto desejado.
A receita serve bem seis pessoas e pode ser acompanhada com arroz e feijão.