A Feira Artesanato da Bahia se destacou entre as cadeias produtivas com espaço na Origem Week – Feira de Origem e Negócios, encerrada no domingo (17/03), no Centro de Convenções Salvador. Durante quatro dias, as artesãs e os artesãos baianos tiveram oportunidade de estabelecer diálogos diretamente com o público e expor os seus produtos aos diversos segmentos produtivos do estado.
Nos quatro dias de Feira, as artesãs e os artesãos alcançaram cerca de R$ 18.900,00 em vendas de peças, como retorno do trabalho rico em técnicas e cultura, exposto em um evento que está associado a valores culturais e à sustentabilidade de produtos vinculados à sua origem, entre estes, o artesanato baiano.
Essas vendas empolgaram a artesã Dorian Almeida, especialista na técnica de frivolité, que não escondeu a felicidade com o sucesso de seus produtos no Origem Week. “A Feira é maravilhosa e o Artesanato da Bahia fez muito sucesso entre os expositores dentro desse evento. Todos os artesãos estão arrasando e eu já vendi bastante”, festejou.
Esse sucesso não passou despercebido por quem passava pelo estande, e teve a oportunidade de conhecer de perto a produção e a história de artesãs e artesãos, presentes nas peças de variadas matérias-primas, as quais geraram interesse dos visitantes do Origem Week.
Entre inúmeros espaços no Centro de Convenções de Salvador, a Feira Artesanato da Bahia foi o que chamou mais a atenção da visitante Tereza Carvalho. “Passeando pela Feira me deparei com este estande lindo de artesanato, que valoriza o trabalho de artesãs e artesãos de todo o nosso estado. Encontrei tantas coisas lindas e já fiz as minhas compras”, disse empolgada.
Além das artesãs e dos artesãos, quem também comemorou os resultados positivos foi Weslen Moreira, o coordenador de Fomento ao Artesanato. “Estamos muito felizes com a participação do Artesanato da Bahia no Origem Week. Foi excelente. A gente só tem que agradecer quem esteve aqui, comprou e prestigiou os produtos feitos à mão por mulheres e homens da Bahia”.
“A Origem Week é um evento de visibilidade. É fundamental que o Artesanato da Bahia, com toda a sua riqueza cultural, os produtos dos empreendimentos da economia solidária, ocupem também esses espaços, contribuindo para a geração de renda e a valorização da nossa cultura”, afirma Davidson Magalhães, secretário da Setre.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e BAHIATER.
Fotos/Isac Luz