Drags pretas no centro da cena! É para valorizar e celebrar o trabalho artístico de drag queens negras, pardas e indígenas de Salvador que surge “Kiandas Ocupam o Centro”. O projeto, encabeçado pela Afro Drag Barbárie Bundi, reúne diversas ações gratuitas entre apresentações, atividades formativas e de afroempreendedorismo que começam em maio e seguem até o segundo semestre de 2024. Entre as atividades mais aguardadas está a quarta edição da Escola de Drags, projeto que se consolida na cena da arte drag baiana como uma iniciativa potente de formação e capacitação de artistas drags queens.
Realizado pela DAN Território de Criação, “Kiandas Ocupam o Centro” amplia a realização da arte drag queen preta soteropolitana para além dos nichos de consumo dessa vertente, e propõe a ocupação de outros espaços LGBTQIAPN+ de Salvador e a conquista de novos públicos. “É um projeto sobre encontro, procurei trazer para perto artistas pretes da cena drag de Salvador. E, para além de celebrarmos nossa existência, pensarmos em nossos caminhos enquanto afro drags. A cada atividade convocarei minhas irmãs para trocarmos e celebrarmos juntes”, destaca Barbárie Bundi, afro drag idealizadora do projeto.
A performance “Kalunga” lança o projeto no dia 17 de maio, às 18h. Em um passeio performático pela Casa do Benin, Barbárie Bundi conduz o público a uma viagem em busca da ancestralidade bixas pretas, falando sobre as kiandas, ninfas aquáticas de África, e fazendo um paralelo entre os seu último trabalho musical lançado, o álbum “Aquátika” e o “Kitanda”, show e seu novo EP que encerra esse projeto no segundo semestre. “Kalunga” encerra o ciclo aquático de Barbárie, abrindo para um novo ciclo de sua pesquisa às narrativas da terra. Nessa performance, as drags baianas Malayka SN, Mamba, Ah Teodoro e Dandara são convidadas da noite.
A iniciativa traz ainda “Musoni”, uma Noite Preta de performance drag estrelada pelas artistas Dandara e Barbárie Bundi, recebendo outras artistas convidadas, e reunindo, além do show, uma mostra afroempreendedora e a premiação Rainha Afrodrag. Acontece no dia 31 de maio, às 19h, na Casa Sankofa, no bairro do Dois de Julho.
O projeto “Kiandas Ocupam o Centro” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.Escola de Drags – Ano 4
Esta será a quarta edição da Escola de Drags, projeto autoral produzido pela DAN Território de Criação, que já mobilizou mais de 100 artistas baianas, entre estudantes e professoras, em atividades formativas teóricas e práticas sobre as ferramentas de construção de uma drag queen.
Em 2024, a Escola integra o projeto “Kiandas Ocupam o Centro” e ganha um recorte especial, sendo destinada a drag queens pretas na sua versão “Kiandas nadam em cardume”. Serão quatro encontros híbridos de mentorias teóricas e práticas focadas na qualificação das participantes. As inscrições são gratuitas e vão de 6 a 19 de maio.
Os encontros formativos acontecem, presencialmente, nos dias 21 e 23 de maio, no Boca de Brasa Centro, e remotamente, nos dias 28 e 19 de maio. Podem participar, prioritariamente, pessoas pretas, pardas e indígenas, que já tenham algum projeto a ser desenvolvido em arte drag queen.
Ainda como ações do projeto, no segundo semestre, acontece uma temporada do show “Kitanda”, performance musical da afro drag Barbárie Bundi em que canta ao vivo um repertório de sambas e de canções de seus últimos trabalhos lançados. E ainda, o lançamento de um livro de sua autoria, que traz uma narrativa sobre o centro de Salvador e a arte drag, em um mapeamento poético da realização dessa arte no contexto urbano central da cidade.
Barbárie Bundi Barbárie Bundi, criada pelo multiartista Thiago Romero, é uma Afro Drag Diaspórika que atua como cantora, performer, artista visual, diretora artística e figurinista. Há 12 anos, sua pesquisa se concentra nas artes pretas da diáspora, buscando ampliar as narrativas afirmativas LGBTQIAPN+. Seu trabalho busca o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, incluindo arte drag, música afro-brasileira, artes visuais, performance, artes cênicas, ritualidades das religiões de matriz africana e a visualidade afrodiaspórica. Sua pesquisa artística tem sido norteada pelo conceito de Afro-Fabulação (Tavia Nyong’o) e nas expressões artísticas negras contemporâneas. Como últimos trabalhos lançados, disponíveis nas plataformas on-line, tem o EP “Aquátika” e o audiovisual “Dengo: carta ao amor preto”.