Este sábado (18) é o último dia para os autorizatários de transporte escolar realizarem a vistoria semestral obrigatória em seus veículos, conforme o Decreto Municipal 27.862/2016, art. 30, e a legislação federal. Excepcionalmente neste dia, o atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 14h, sem a necessidade de agendamento.
Os licenciados devem comparecer à sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), localizada na Avenida Vale dos Barris, 501. É obrigatório apresentar os seguintes documentos: o CRLV atualizado, o selo do GNV (se o veículo possuir), o cartão de identificação válido e o último alvará de circulação emitido para o veículo.
Após a conferência dos documentos e a atualização do cadastro no sistema, será emitido um Documento de Arrecadação Municipal (DAM), sendo necessário apresentar o comprovante de pagamento antes da inspeção. Durante a vistoria, serão verificadas a parte elétrica, mecânica, a higiene, a padronização e os equipamentos obrigatórios do veículo. Dada a verificação, será emitido um termo de vistoria e o alvará de circulação.
A coordenadora da Cotae, Luila Neves, destaca que a vistoria periódica proporciona mais segurança para os pais e os estudantes de Salvador. Ela alerta aos condutores para não perderem o prazo e irem com o veículo e as documentações devidamente regularizadas para evitar problemas.
“Perder o prazo ou possuir irregularidades no veículo resulta em um termo de inspeção suspensa. Rodar no município a partir do dia seguinte com esse termo acarreta em notificação e o veículo sendo removido do pátio pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob)”, informa. Em caso de dúvidas, os autorizatários podem ligar para o número (71) 3202-9255.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS