A primeira edição de palco aberto do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do Boca de Brasa 2024 está marcada. Na sexta-feira, 14 de junho, às 19h, o “Boca de Brasa Apresenta” inicia sua jornada do ano, em que fará uma circulação pelos territórios de Salvador agregados na iniciativa: Cidade Baixa, que recebe esta estreia, Cajazeiras, Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas e Valéria. O evento vai apresentar a cantora Andrezza Santos, o coletivo de mulheres da comédia Clube DazMinina, a poeta e performer NegaFyah e o cantor Vittor Adél, participantes selecionados do Programa, no palco do Centro Cultural Sesi Casa Branca (Sesi Itapagipe), no bairro de Caminho de Areia. A entrada é gratuita.
O Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas é realizado pela Fundação Gregório de Mattos em parceria com a Associação Conexões Criativas. Quinze iniciativas foram selecionadas dentre 143 inscritas para cumprir um percurso de oito meses de qualificação, de maio a dezembro, com atividades de diagnóstico, planejamento, capacitações, mentorias e apresentações, com apoio financeiro de R$ 30 mil para cada.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.
SOBRE O BOCA DE BRASA – O Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Criado em 1986, o projeto visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Desde 2013, a FGM desenvolve ações que visam à promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Neste mesmo ano, o Boca de Brasa recebeu um novo formato, que contemplou oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lançou o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, a Prefeitura de Salvador construiu o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, dentro do Subúrbio 360, no bairro de Coutos. Até 2020, mais três unidades foram entregues: Cajazeiras, Centro e Valéria. Já em 2023, através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, associações da sociedade civil foram contratadas para desenvolvimento de programas técnico-pedagógicos consagrados como Escolas Criativas Boca de Brasa nestes territórios, além de na Cidade Baixa, em parceria com o Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Projetos resultantes destes programas compuseram a programação do festival Movimento Boca de Brasa, grande evento com mais de 50 horas de atividades gratuitas, realizado nos últimos dias 21, 22 e 23 de março, no Quarteirão das Artes da FGM. Em 2024, além de repetir as Escolas Criativas Boca de Brasa nos territórios da Federação e de Itapuã, é lançado o Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas.
SOBRE A CONEXÕES CRIATIVAS – Fundada em 2009 em Salvador, a Associação Conexões Criativas tem por objetivos formular, produzir e realizar projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação, dinamizar ações culturais, dos direitos humanos, da ecologia, da educação, da saúde e da comunicação, além de promover, apoiar e estimular atividades no âmbito educativo, cultural e socioeconômico. No seu percurso, numa colaboração continuada com a Dimenti Produções Culturais, destacam-se a gestão Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, e da programação do Centro de Dança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura do DF; a realização da curadoria e produção do projeto CENA, SOM & FÚRIA, com ocupação artística do Teatro Gregório de Mattos; a correalização do evento anual IC Encontro de Artes; e a realização dos projetos iluMINA!, de formação em iluminação cênica, e TOCA!, de promoção de shows e formação nas áreas técnicas da música.
Boca de Brasa Apresenta 2024
Edição 1 – Cidade Baixa
Com:
Andrezza Santos
Clube DazMinina
NegaFyah
Vittor Adél
Quando: 14 de junho de 2024 (sexta-feira), 19h
Onde: Centro Cultural Sesi Casa Branca (Sesi Itapagipe)
Av. Caminho de Areia, 1454 – Caminho de Areia
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre