A Continental, companhia que desenvolve produtos, tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade, aderiu, neste mês de julho, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo no ambiente corporativo. O evento foi realizado na fábrica de Guarulhos (SP) e contou com a presença do presidente do conselho da Iniciativa Empresarial, José Vicente, e o diretor geral, Raphael Vicente, além de executivos das unidades da Continental no Brasil.
Na Continental, o grupo de afinidade equidade racial nasceu em 2023 e é formado por colaboradores voluntários. Nos últimos anos, a empresa tem promovido ativamente a inclusão e o respeito por todos os grupos de colaboradores, por meio de ações, como letramento, sensibilização e comunicação sobre racismo.
“O compromisso com a equidade racial visa aumentar a representatividade da população negra em todas as esferas da nossa companhia e promover a visibilidade, consciência e discussões sobre viés inconsciente, superando preconceitos baseados na cor da pele. A adesão à Iniciativa Empresarial expandirá nossos horizontes, permitindo a implementação de boas práticas de outras instituições, buscando meios eficazes para cuidar individualmente dos colaboradores, resultando em um ambiente mais inclusivo e igualitário”, diz Sérgio Rocha, sponsor do Grupo de Afinidade Equidade Racial e diretor da localidade de Camaçari – planta com maior população negra e parda da Continental no Brasil.
Sergio complementa ao lembrar que a diversidade na Continental é um movimento global, que se reflete localmente. “Hoje, nós do Grupo de Afinidade Equidade Racial, celebramos nossa primeira conquista: a adesão à Iniciativa Empresarial”, afirma.
“A aderência da Continental aos compromissos de promoção da agenda racial da Iniciativa Empresarial é um marco importante porque expressa o desejo da companhia de fazer mais e melhor o que já vem praticando. Além disso, a chegada de uma das maiores empresas do setor automotivo global fortalece, ainda mais, o nosso movimento”, endossa Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
Com o suporte da instituição, a Continental reafirma seu compromisso com o tema, trazendo mais visibilidade e abrindo espaços nas agendas para discussões com outras empresas sobre o contexto da população negra no Brasil. “Queremos ter indicadores claros que mostrem a evolução da participação de pessoas negras no quadro da alta liderança. Queremos um futuro com mais letramento e entendimento. Que todos saibam que racismo é crime; homofobia é crime e que a nossa empresa tem um posicionamento globalmente claro sobre o assunto, de tolerância zero. O Grupo de Afinidade Equidade Racial da Continental está aberto para todas as pessoas que se identifiquem com o tema e querem contribuir para a construção de um mundo mais justo para se viver”, conclui Sérgio.
A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
O movimento foi originado na sociedade civil e existe desde 2015. Seu objetivo é promover um ambiente corporativo sustentável, por meio da superação do racismo e de todas as formas de discriminação, em toda a sua cadeia de valor.
É formado por pessoas, empresas e instituições comprometidas com a equidade racial e a superação do racismo em todo ecossistema de negócio.
Fazem parte da Iniciativa 80 corporações, representando mais de R$ 1,3 trilhão em faturamento, o que significa 10% do PIB brasileiro. Participam mais de 800 mil pessoas diretamente e quatro milhões de pessoas, indiretamente.
Sobre a Continental
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2023, a Continental gerou vendas preliminares de € 41,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados.