Mais duas escolas vão receber palestras educativas ministradas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) durante este mês de julho. As atividades são voltadas para alunos do Grupo V ao 5º ano do Ensino Fundamental e começaram na segunda-feira (15), na Escola Marisol, em São Marcos, seguindo também nos dias 17, 22 e 24. Já nos dias 29 e 31, será a vez da Escola Municipal Armando Carneiro da Rocha, em Praia Grande.
Em ambos colégios, as palestras ocorrem às 9h30 para o turno matutino e 14h30 para o vespertino. Nos encontros, também há uma oficina de brinquedos com material reciclável.
De acordo com a engenheira sanitarista e ambiental da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, o intuito é incentivar boas práticas sustentáveis desde a infância, principalmente em ambiente escolar, ensinar sobre reciclagem e a diferença entre resíduo e rejeito. As palestras duram em torno de 30 minutos e na oficina de brinquedos, as crianças constroem um vai-e-vem com garrafas pet.
“Ministrar essas palestras na infância é essencial, porque é uma idade muito importante para a gente construir pensamentos ecológicos de boas práticas sustentáveis para que, no futuro, as crianças consigam colocar essas práticas em ação, e também ensinar à família”, disse a palestrante e estudante de Biologia Julyana Almeida, de 23 anos.
Na Escola Marisol, a professora Ana Lúcia Ribeiro afirmou que é necessário reforçar os conhecimentos sobre os 5Rs (reduzir, reutilizar/reaproveitar, reciclar, repensar e recusar) para a criançada. “Todos os dias, aconselho os meus alunos a usarem esses 5Rs. Estamos na luta com eles para alcançarmos o nosso objetivo”, pontuou.
Para os alunos da instituição, as palestras trouxeram aprendizados para levar para casa e para a vida. A pequena Ana Júlia Santos Ferreira, de 6 anos, era só empolgação com a atividade. “Eu vou aproveitar para reciclar e fazer umas peças legais”, afirmou.
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS