O Hospital Aliança, da Rede D’Or, realiza neste sábado (27), o seminário “Controvérsias em Carcinoma Hepatocelular – Linha de cuidado de nódulo hepático”. O evento, com inscrições sem custo, acontece no auditório do Centro Médico, das 8h às 13h, para um público-alvo de oncologistas, hepatologistas, gastroenterologistas, radiologistas, radiologistas intervencionistas, cirurgiões e demais interessados no tema.
O carcinoma hepatocelular é uma das formas mais comuns de câncer de fígado. “É a quinta causa de tumor sólido, e a incidência aumenta no mundo todo. Câncer de fígado geralmente é resultado de uma doença hepática crônica silenciosa de longa data que não foi diagnosticada e tratada a tempo”, observa o médico hepatologista e diretor do Aliança, Raymundo Paraná.
O seminário vai discutir a epidemiologia do câncer de fígado, estágios, e as opções disponíveis para a abordagem médica. “Neste momento, as doenças hepáticas têm aumentado. A expectativa de câncer de fígado era mais frequente em pacientes com cirrose, agora já ocorre também em não cirróticos e, sobretudo, nos pacientes diabéticos”, diz.
Programação
O evento inclui abertura com um café de boas-vindas e segue com as apresentações “Análise crítica: qual o melhor sistema para estadiamento do CHC”, “Estadiamento BCLC-B – como pensar fora da caixa”, “Nuances da patologia do CHC – Comportamento biológico e resposta terapêutica” e “TACE versus TARE: como escolher a melhor estratégia?”.
Os apresentadores dos temas são os médicos Raymundo Paraná, Rodrigo Guedes, Vinícius Nunes, Luiz Freitas e Fabrício Mascarenhas. A parte final do seminário é o “Simpósio satélite Astra Zeneca”, que vai abordar “Atualização no tratamento sistêmico do Carcinoma Hepatocelular” e “Discussão de caso clínico – Disseminando o modelo de decisões baseadas em Tumor Board”.
Conforme explica Paraná, participam do encontro todo o board do hospital dedicado ao câncer de fígado. “Os boards são grupos interdisciplinares, foram instituídos inicialmente nos Estados Unidos e na Europa para decisão de doenças complexas. Aqui no Aliança, nós já temos há algum tempo, faz com que a decisão terapêutica do paciente seja tomada em conjunto evitando perda de tempo e aumentando a eficácia”.
Importância
Para o profissional, o seminário é de extrema importância para o hospital e para os pacientes baianos. “Consolida toda uma linha de cuidado que desenvolvemos no acompanhamento de pacientes com câncer de fígado que fez do nosso hospital uma referência no Estado”.
Ele explica que o evento vai permitir uma atualização sobre o assunto. “Atualizaremos temas cuja informação científica chega de forma frenética, uma vez que existem várias modalidades terapêuticas possíveis, além do tratamento da doença de base que gerou o câncer”.
O seminário “Controvérsias em Carcinoma Hepatocelular – Linha de cuidado de nódulo hepático” é uma realização do Hospital Aliança, Oncologia D’Or e Rede D’Or.
SERVIÇO
O quê: seminário “Controvérsias em Carcinoma Hepatocelular – Linha de cuidado de nódulo hepático”
Quando: sábado, dia 27 de julho
Horário: das 8h às 13h
Onde: auditório do Centro Médico do Hospital Aliança
Quanto: sem custo, acesso mediante inscrição prévia
Realização: Hospital Aliança, Oncologia D’Or e Rede D’Or