Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro Histórico de Salvador se torna, por cinco dias, a morada da literatura, que abraça as outras artes e proporciona um grande encontro cultural: a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontecerá de 7 a 11 de agosto, com uma ampla programação 100% gratuita. O homenageado desta edição é o cantor e compositor baiano Raul Seixas, o pai do rock brasileiro. “A Poesia Cantada de Raul” vai ecoar nas ruas e casarões que dão vida ao cenário de grandes obras de Jorge Amado, escritor admirado por Raul Seixas que um dia declarou publicamente: “Queria ser escritor feito Jorge Amado, vivendo de meus livros, escrevendo o dia todo com uma camisa branca aberta no peito”.
Essa sintonia entre Jorge Amado e Raul Seixas estará presente na apresentação da programação oficial da FLIPELÔ 2024, em um esquete dirigido e roteirizado pelo diretor teatral e dramaturgo Edvard Passos. Nele, personagens emblemáticos das obras de Jorge se reúnem para definir o tema da festa literária e, a partir de um jogo de búzios Raul “baixa” e é escolhido como homenageado.
A abertura da festa literária acontecerá no dia 7 com o show “Carlos Eládio Toca Raul!, com o cantor e compositor Carlos Eládio, companheiro de Raul Seixas no grupo Os Panteras. O show terá participação especial de Vivi Seixas, filha de Raul Seixas e do VJ Gabiru.
A FESTA LITERÁRIA
A FLIPELÔ 2024 irá promover uma ampla programação com centenas de atividades. Nos cinco dias do evento são esperadas cerca de 250 mil pessoas que transitarão pelos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Esses espaços abrigarão a programação oficial da festa e também a ‘FLIPELÔ Mais’, que em espaços públicos e privados reúne uma programação paralela realizada pelas instituições estabelecidas no Centro Histórico.
O que vai acontecer
Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slans, rodas de conversa, mesas de debate, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, exibição de documentários, exposições de arte, uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas e exposições de arte. A programação oficial contará com a participação de 146 escritores nacionais, 5 internacionais e 352 artistas de variadas linguagens.
Várias homenagens a Raul Seixas
No lançamento, com o esquete criado por Edvard Passos, no show de abertura “Carlos Eládio Toca Raul!” e em outros shows no Largo do pelourinho, no retorno do musical “Aventuras do Maluco Beleza”, do Núcleo do TCA, nas aparições de Raul Seixas, interpretado pelo ator Nelito Reis, todos os 5 dias da festa literária, em lançamentos de livros como a segunda edição do livro “Aventuras do Maluco Beleza’ (Edufba 2024), em diversas mesas temáticas que acontecem no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, espaço onde será realizada a mesa “O Baú do Raul”, com Kika Seixas (RJ), Sylvio Passos (SP) e Carlos Eládio (BA), mediada por Charles Gavin (RJ).
Espaço Infantil Mabel Velloso
O espaço voltado para o público infantil, montado na Praça das Artes, terá uma programação especial pensada para as crianças e com muitas homenagens ao poeta-compositor e pai do rock brasileiro Raul Seixas. Nele, as crianças vão poder conhecer a história e a obra do “maluco beleza” e suas conexões com o mundo a sua volta. O público infantil vai poder conectar a obra de Raulzito à literatura da nossa cidade e vivenciar uma incrível viagem pelo universo do homenageado da festa, com contação de histórias, lançamento de publicações de autores baianos, sarau e animação cultural, com destaque às oficinas criativas de caligrafia, de criação de personagens, de escrita, de ilustração e de desenho. Lá o premiado escritor baiano Itamar Vieira Junior irá lançar o livro ‘Chupim’, seu primeiro livro para crianças.
Vila Literária Flipelô
A Vila Literária, que será montada no Largo Tereza Batista, vai contar pela primeira vez com um espaço totalmente dedicado aos apreciadores das revistas em quadrinhos e afins, gênero cada vez mais reconhecido como literatura. Mas a programação da Vila Literária é muito rica e contará ainda com exposição e vendas de livros; contação de histórias; apresentações musicais; sarau e performances.
Arena e no Teatro do Sesc-Senac Pelourinho, no Museu Eugênio Teixeira Leal e na Fundação Casa de Jorge Amado
Acontecerão a maioria das mesas, bate-papos, as discussões variadas e mais profundas sobre autores, suas obras, e sobre os caminhos da literatura brasileira e internacional.
Casa das Editoras Baianas
A Igreja de São Pedro do Clérigos, no Terreiro de Jesus, se transformará na Casa das Editoras Baianas: Mondongro, Paralelo13S, P55 Edição, Pinaúna, Segundo Selo/Organismo e Solisluna. Elas mostrarão como é rica a produção editorial baiana, apresentarão seus autores e disponibilizarão inúmeros conteúdos literários. A Casa das Editoras Baianas funciona como plataforma para a revelação dos talentos literários no Estado e sua missão é colocar os autores baianos no centro da conversa e fazer suas obras mais conhecidos do público.
Casa das Editoras Universitárias
A Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, abrigará o Espaço das Editoras Universitárias, que reúne editoras de várias regiões da Bahia e Brasil e tem como objetivo promover as universidades, os autores e a produção acadêmica, literária e científica publicada em livros. A programação terá contação de histórias, oficinas, rodas de conversas, além de lançamentos coletivos.
#CirculeUmLivro
A ação irá promover a troca gratuita de livros de vários gêneros. As pessoas poderão retirar um livro gratuitamente e deixar outro no lugar em um dos pontos disponibilizados. Os objetivos são estimular o conhecimento, a leitura e a consciência cidadã, além de incentivar a economia circular e a compreensão de que o papel é um material sustentável. O projeto é fruto da parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Espaço de Sustentabilidade
A SOLOS, uma startup baiana de impacto socioambiental, marca sua primeira participação, destacando-se como um exemplo de inovação e sustentabilidade no cenário de educação e formação A empresa, que atua na superação dos desafios da economia circular, estará conduzindo a programação do Espaço de Sustentabilidade no Largo Terreiro de Jesus, trazendo oficinas e rodas de conversa sobre o tema da economia circular, além de realizar uma ação de coleta de livros didáticos, com Ponto de Entrega Voluntária para quem for ao espaço nos dias do evento. Quem visitar o espaço também poderá levar uma muda de árvore nativa, mediante a entrega de materiais recicláveis consumidos durante o evento.
Acessibilidade
Coordenada por Daiane Pina, a programação contará com várias oficinas que serão realizadas no Museu da Energia, na Praça da Sé, e será montado no Terreiro de Jesus o balcão “Posso Ajudar”, para auxiliar pessoas PCDs a transitar pela FLIPELÔ.
Exposição coletiva “Metamorfose Ambulante – Uma Jornada no Universo de Raul Seixas
Vinte artistas visuais irão expor obras criadas para a exposição coletiva que será instalada no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Galeria Francisco de Sá, com visitação de 7 de agosto a 8 de setembro.
Rota dos Museus
Com o objetivo é valorizar os museus do Centro Histórico e dar mais destaque tanto às exposições permanentes, quanto às que são criadas para a FLIPELÔ, a Rota dos Museus nesta edição tem 17 instituições participantes. São eles: Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, ME Ateliê de Fotografia, Centro Cultural Solar Ferrão, Casa do Carnaval da Bahia, Museu do Mar Aleixo Belov, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN), Casa do Benin, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Museu da Gastronomia Baiana, Memorial das Baianas de Acarajé, Memorial da Medicina Brasileira, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Museu Eugênio Teixeira Leal e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Concurso Fotográfico Amados Olhares
Aberto a todo mundo que gosta de fotografar, o concurso este ano teve como fonte de inspiração a canção ‘Gita’, composta por Raul Seixas e seu parceiro Paulo Coelho. Serão selecionadas 10 fotografias, que participarão de uma exposição na estação do metrô Campo da Pólvora, de 8 a 30 de agosto. As três fotografias mais votadas pelo público receberão prêmios em dinheiro.
Rota Gastronômica Amados Sabores
A já consagrada Rota Gastronômica Amados Sabores este ano tem como tema “As Canções de Raul”. Participarão 46 bares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo, que produzirão pratos e sobremesas com preços especiais.
Feira Gastronômica Merendas de Dona Flor
Com várias barraquinhas com quitutes típicos da Bahia, montadas no Largo do Pelourinho, em frente a Fundação Casa de Jorge Amado.
FLIPELÔ Mais
Aqui quem faz a programação são as instituições e espaços culturais do Centro Histórico, sejam eles públicos ou privados. Na “FLIPELÔ Mais” temos total engajamento da comunidade do Centro Histórico e nesta edição 12 espaços já confirmaram sua participação.
Vá de Metrô
Localizada na Estação de Metrô do Campo da Pólvora, a ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ” disponibilizará vans que farão o traslado gratuito da estação do metrô ao Pelourinho e vice-versa, do dia 7 (das 16h às 22h) ao dia 11 (das 09h às 22h), com vans saindo de meia em meia hora.
Estrutura para receber o público
Serão montados sanitários públicos, fraldário, Achados e Perdidos e espaços específicos como Livraria Oficial, Espaço Infantil, Espaço Sustentabilidade, Espaço Inclusão, Arena de Leitura e Espaço de Autógrafos. Segurança pública e privada estão garantidas.
Receptivo FLIPELÔ
O SINGTUR (Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia) vai disponibilizar 40 guias de turismo credenciados, que realizarão passeios, walk tours para grupos e individuais por preços especiais, além também de prestarem o serviço de informações ao visitante.
Estacionamento
Quem for de carro ao Centro Histórico terá o conforto e a segurança de guardar seu automóvel no Delta Parking ou no Bahia Park. As vagas serão ofertadas durante todos os dias da festa literária, como parte do projeto “Pare no Pelô”. Será cobrada a tarifa única de R$ 25/dia.
Realização
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR (através do Instituto CCR), SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.