Em 30 anos de carreira, Felícia de Castro vem desenvolvendo um trabalho como artista cênica baseado na comicidade, dança, tecnologias ancestrais e ativismo. Com a comicidade como linguagem, a artista vai circular com o projeto “Tudo que Você Precisa é Amor” nas escolas públicas e institutos federais de Salvador e região metropolitana. Além da exibição do filme homônimo ao nome do projeto, Felícia também vai participar de rodas de conversas e promoverá a Oficina “Palhaçaria Feminista – Riso como Enfrentamento”.
As instituições de ensino interessadas em receber o projeto se inscreveram via edital de seleção. Em parceria com Sala Walter da Silveira, a primeira exibição aconteceu no dia 01 de agosto, para os alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris); e agora segue para o Colégio Estadual Barros Barreto (Paripe), no dia 22 e 23 de agosto e depois vai para o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares (Tancredo Neves), nos dias 30 de agosto e 06 de setembro. Nos dias 12 e 16 de setembro vai para o ICEIA (Barbalho); depois no IFBA (Camaçari), no dia 23 de setembro e encerra no Colégio Estadual Mário Costa Neto (Federação), nos dias 03 e 08 de outubro.
Através do texto e das performances, a obra audiovisual propõe reflexões ancoradas na comicidade feminista e na mitologia arquetípica de deusas de antigas culturas matriarcais. “Comecei a criar esta obra com o desejo de escancarar de forma contundente realidades violentas inaceitáveis, recorrendo ao recurso do amor, do riso, da beleza e da poesia como enfrentamento, resistência, reinvenção de si e de um novo mundo possível. Eu trabalho com o tragicômico e nesta obra faço uso do dispositivo do riso com amor que cativa as pessoas e faz com que elas se abram para assuntos mais difíceis. O resultado é uma compaixão pela nossa situação de fracasso humanitário, e isto provoca transformações”, explica Felícia.
Com versões legendadas e em libras e audiodescrição, “Tudo Que Você Precisa é Amor” nasce a partir das pesquisas e experiências da atriz e palhaça, Felícia de Castro, com a colaboração de diversos artistas, incluindo os diretores Alê Casali e Nin La Croix, a cenógrafa Shirley Ferreira, Andrea Martins e Ronei Jorge na trilha sonora, e a produtora executiva, Renata Hasselman. As rodas de conversas serão mediadas por Felícia e pela experiente mediadora convidada, Bruna Hercog. Além disso, serão realizadas as oficinas “PALHAÇARIA FEMINISTA – Riso como Enfrentamento” para estudantes de Ensino Médio, acima de 16 anos, mulheres cis e pessoas trans e não binárias. “Levar para as escolas, para as pessoas adolescentes, proporcionará uma condução afetuosa e profunda para tocar em temas pessoais e sociais que frequentemente são gatilhos para situações delicadas”, afirma a artista.
Sobre o filme – A obra aborda a violência contra a mulher e abuso infantil, e passeia por temas como vida e morte, violência e amor, infância e ancestralidade, a partir do olhar de uma mulher e uma criança em busca de algo que faça sentido, num mundo devastado pela lógica patriarcal.
Sobre a artista – Felícia é mulher, negra, mãe. Artista do corpo e das imagens. Nascida em Salvador, Bahia, suas avós vêm do recôncavo baiano e da costa do cacau. É graduada, mestra e doutoranda em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atua, dirige, escreve e orienta diversos artistas em processos criativos autorais, numa fronteira fértil com os processos de cura e desenvolvimento pessoal. Desenvolve conteúdos diversos relacionando arte, tecnologias ancestrais, ativismo feminista e antirracista, comicidade, brasilidades e performance. É criadora e atriz das obras “Rosário” e “Tudo Que Você Precisa É Amor”.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
FICHA TÉCNICA PROJETO “TUDO QUE VOCÊ PRECISA É AMOR NAS ESCOLAS DE SALVADOR”
Artista, coordenação geral, mediação debates e facilitação oficinas: Felícia de Castro
Consultoria pedagógica e mediação escolas: Ari Xavier
Consultoria pedagógica e mediação debates: Bruna Hercog
Coordenação executiva: Fabiana Marques (Produtora Árvore)
Produção: Giulia Ventura
Gestão administrativa-financeira: Thayná Mallman
Design, registros fotográficos e audiovisual: Nti Uirá
Gestão de mídias sociais: Larissa Uerba
Assessoria de imprensa: Aline Valadares (DASA)
Edição site: Adriano Marques
Assessoria em acessibilidade: Ednilson Sacramento / Adriana Urpia (ADarte Acessibilidade)
FICHA TÉCNICA FILME “TUDO QUE VOCÊ PRECISA É AMOR”
Concepção, Texto, e Atuação: Felícia de Castro
Dramaturgia e Direção: Felícia de Castro, Alê Casali e Nin La Croix
Técnicas de Palhaçaria: Alê Casali
Direção de Audiovisual e Edição: Nin La Croix
Assistência de Direção: Ana Scheidegger Maia
Produção Executiva: Renata Hasselman
Assistência de Produção: Iajima Silena
Direção de Fotografia: Nin La Croix
Concepção de Luz Cênica: Moisés Victório
Operação de luz: Moisés Victório e Ana Scheidegger Maia
Operação de Câmera: Nin La Croix, Fanny Oliveira e Shai Andrade
Projeções: Nin La Croix
Operação de Projeção: Alice Braz
Direção de Arte: Nin La Croix
Cenografia: Shirley Ferreira
Assistente de Cenografia: Dênis Martins
Adereços: Alessandra Santiago, Shirley Ferreira, Laís Guedes (bebê esqueleto), Flávio Oliveira (cabeça Baubo) e Gilvando Correia (caveiras)
Cenotécnicos: Arisson Sena e George Santana
Figurino: Shirley Ferreira e Alessandra Santiago
Costureiras: Cláudia Maria, Lene Lima, Guida Maria e Lucinha
Maquiagem: Thyalle Daien
Som Direto: Vitor Brasileiro
Trilha sonora: Andrea Martins e Ronei Jorge
Operação de Som: Rafaela Moreira
Colorização: Vitor Damasceno
Designer e Fotos: Nti Uirá
Redes Sociais: Iajima Silena e Tayse Cerqueira
Realização: Multi Planejamento Cultural
Apoio institucional: Fundação Cultural da Bahia (Funceb), através da sua Diretoria Audiovisual (Dimas)
Apoio financeiro:Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO
Projeto “Tudo o que você precisa é amor – Nas escolas”
Exibição do filme + oficinas + rodas de conversa
Datas: de 29 de julho a 23 de setembro
Escolas selecionadas:
-
Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto
Rua da Austrália, s/n, Paripe
-
Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Rua General Labatut 49 – Barris
-
ICEIA
Pça do Barbalho S/N
-
Colégio Estadual Mário Costa Neto
R. Eng. Jaime Zaverucha, s/n – Federação
-
Colégio Estadual Zumbi dos Palmares
Rua Paraíba 1389 – Tancredo Neves
-
IFBA Camaçari
Avenida Jorge Amado, s/n, bairro Nascente do Rio Capivara – Camaçari