O Bahia vinha de cinco jogos sem vencer, três deles dentro da Arena Fonte Nova. A expectativa era de um jogo bastante disputado com o Botafogo, que disputa a liderança do Brasileirão, mas que não conseguiu superar o Bahia em dois jogos dentro do Engenhão. O time da estrela solitária bem que foi mais perigoso na primeira etapa, aproveitando principalmente os erros de saída de bola do tricolor, mas um lance no final da primeira etapa mudou a configuração da partida.
Numa disputa direta de bola, Gregore, ex-Bahia subiu juntamente com Santi Arias e já com o lance definido fez um “gancho” com as unhas na direção do olho do lateral tricolor. O VAR chamou o juiz para revisar o lance e ele achou que o jogador do Botafogo foi maldoso no lance, expulsando direto. Reclamação geral do alvi-negro. Na segunda etapa o jogo acabou sendo mais equilibrado logo no início, mas aos poucos o Bahia foi pressionando o time carioca no campo de defesa até dominar completamente a partida. Claro, na insistente troca de passes na defesa, o Bahia se expos em algumas jogadas e até permitiu ao Botafogo se arriscar.
Mas aí teve a “estreia” do atacante Lucho Rodrigues, maior contratação do futebol nordestino. Ele recebeu um passe primoroso de Everton Ribeiro pela direita e bateu cruzado, de primeira, vencendo o goleiro John, que já tinha feito excelentes defesas. 1×0, o suficiente para o tricolor avançar de fase, já que no jogo de ida, no Engenhão, havia empatado por 1×1. O Bahia agora vai esperar o complemento das oitavas de final e o sorteio da CBF para saber qual será seu adversário nas quartas-de-final da competição. Vale lembrar que no ano passado o Bahia foi desclassificado justamente nessa fase, nunca tendo chegado às semifinais da Copa do Brasil.
No domingo tem clássico, diante do Vitória, dentro da Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão.