Comemorado no dia 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista, em Salvador, será do jeito que os usuários de bicicleta gostam. O Movimento Salvador Vai de Bike e a Associação Parceiros da Alegria realizam um pedal em homenagem à data, reunindo centenas de ciclistas da cidade.
Com saída do Bicicletário de Itapuã, inaugurado recentemente na orla do bairro, o passeio ciclístico está com concentração marcada para às 19h, e segue pela orla atlântica até o Centro de Convenções, de onde retorna para finalização em Itapuã. O evento contará com pontos de hidratação, segurança e apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Guarda Civil Municipal (GCM).
O Dia Nacional do Ciclista foi estipulado em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, vítima do trânsito em 2006, aos 25 anos, enquanto pedalava no Eixo Sul. “A data, que tem atualmente um viés de celebração alusiva aos ciclistas, também é um chamado para a reflexão das atitudes tomadas por cada um de nós no trânsito. A bike é um meio de transporte altamente sustentável, viável financeiramente, saudável e merece todo respeito enquanto parte viva do trânsito”, destacou o idealizador do Salvador Vai de Bike, Isaac Edington.
Percurso – A partida acontece no Bicicletário de Itapuã e segue pela Rua Ariston Milton, Avenida Octávio Mangabeira (trecho das praias de Placaford, Piatã e Jaguaribe), Rua Carimbamba, Avenida Octávio Mangabeira (Boca do Rio) e Centro de Convenções (Boca do Rio), retornando pelo mesmo percurso.
Foto: Igor Santos/Secom PMS