A manhã deste domingo (18) foi de festa para os moradores de Pernambués e de Cajazeiras VIII. Os bairros foram beneficiados com novos campos de grama sintética entregues pela Prefeitura, como parte da estratégia do município em incentivar o esporte em localidades carentes. Além de trazer mais infraestrutura para realização de partidas de futebol e torneios locais, os equipamentos vão impulsionar a formação de talentos e projetos com jovens.
Os serviços foram executados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O Campo Harmonia, na Rua da Harmonia, em Pernambués, é o 60º implantado na cidade e recebeu investimento de R$ 187 mil para reforma que, além da grama sintética, recebeu ainda novo alambrado, traves e rede de proteção.
Segundo o diretor de Esportes da Sempre, Edvaldo Valério, além de melhorias nos espaços, Salvador passou a ter iniciativas inéditas de fomento ao esporte.
“A cidade avançou com programas como o Bolsa-Atleta, que apoia mais de 235 esportistas na cidade. Temos também o programa Ajuda de Custo, que oferece apoio financeiro para atletas de alto rendimento viajarem e competirem, seja na Bahia, fora do estado ou até em competições internacionais. Outro destaque é o programa “Salvador Social Clube”, que permite que crianças da rede municipal de ensino tenham acesso a diversos clubes sociais”, reforçou.
Além disso, acrescentou o gestor, o projeto “Bora Bahêa Meu Bairro”, uma parceria com o Esporte Clube Bahia, tem permitido o uso de 11 campos públicos espalhados pela cidade para alcançar o público infantojuvenil.
Moradora de Pernambués, Adriana Santos é mãe de duas filhas, uma de 10 e outra de 6 anos, que utilizam o Campo da Harmonia. Ela lembrou que o lugar não oferecia condições adequadas para uso.
“O piso era de barro, a trave era de madeira. Muitas crianças se machucavam. Esse campo estava precisando de uma reforma e, agora, está uma maravilha. Um equipamento como este dá oportunidade de os jovens ocuparem a mente com uma atividade esportiva, além de fazerem com que eles convivam mais um com o outro através de um lugar para o lazer”, avaliou.
Em Cajazeiras VIII, a população passou a aproveitar o 61º campo com grama sintética de Salvador: a Arena Raimundo Vovô, situada na Estrada da Paciência. Mais de R$ 380 mil reais foram destinados para a estrutura.
“Pedimos a vocês, moradores, que sejam nossos síndicos, cuidando, zelando e preservando. Teremos aqui a possibilidade de ver diversos jovens fazendo suas atividades físicas no contraturno da escola. Os adultos, por sua vez, poderão pegar o babinha à noite, após o trabalho. Sabemos também da importância da socialização nos finais de semana, de encontrar os amigos, de resenhar, tomar uma cervejinha, contar histórias e jogar seu futebol”, frisou Edvaldo Valério, durante visita ao bairro.
José Roberto Andrade desenvolve há 15 anos um projeto social com 140 jovens na região de Cajazeiras e Castelo Branco e aproveitou a abertura oficial da arena para que a garotada conhecesse o campo de perto. “Esse é um equipamento que poderá nos dar todo o suporte para a realização de nossas atividades. Além de ser de alto padrão, está muito bem localizado”, comemorou.